Foi jornalista da Folha de 1984 a 1999, onde foi diretor da Sucursal de Brasília, secretário de Redação, repórter especial, editor da "Revista da Folha" e ombudsman em dois períodos, de 1991 a 1993 e em 1997.
Últimas impressões
Quando o segundo e último ano de mandato do ombudsman chega ao final, é inevitável que se faça algum tipo de balanço. Sem pretender ser completo, gostaria de ressaltar o que acho mais importante.
Em diversas situações, o ombudsman é o único recuso à disposição de alguém que se julga caluniado, injustiçado, atingido pelo conteúdo de uma reportagem, uma charge ou uma foto.
São pessoas que ligam perplexas, sem saber o que fazer. Algumas delas já tentaram entrar em contato com alguma instância do jornal, sem o resultado que desejavam. Elas precisam ser ouvidas por alguém disposto e preparado a entender o que desejam dizer.
Para esses indivíduos, a existência do ombudsman é crucial. Não principalmente pelo que ele escreve, mas pelo que ouça e pela apuração que possa desencadear nas instâncias do jornal. Tem leitor que só quer uma coisa: entender o que ocorreu.
JORNALISTAS
Os jornalistas não são obrigados a aceitar as opiniões de leitores, nem as do ombudsman. Boa parte deles considera o ombudsman presa fácil de lobbies, um inocente que acredita em tudo o que lhe dizem. Jornais e jornalistas raramente são personagens de noticiários e, assim, não sentem em si mesmos o quanto se distorce no dia-a-dia da imprensa.
Há também um dado cultural. Fala-se muito em ética no Brasil, mas pratica-se pouco. Quem é que se arrisca a - nesses tempos em que impera uma estreita noção de eficiência máxima, de espírito de equipe, do "vestir a camisa" - alegar previamente problemas de natureza ética dentro das empresas, defender mesmo os diretos do consumidor, arriscar posição e salário em troca de transparência e da verdade e em respeito a uma entidade (o cidadão) que ninguém vê? Os ombudsmen, que são pagos para isso.
SURPRESA
Discussões sobre ética são raras, restritas a especialistas, têm um ranço acadêmico e poucas vezes descem a casos concretos. Nas escolas de comunicação, o tema é tratado de maneira chata, abstrata e isolada das outras áreas.
São escassos os exemplos de jornalistas que têm uma reflexão mais desenvolvida a respeito no plano profissional. Menos ainda são os que agregam a isso alguma definição no plano individual, que trate dos seus próprios padrões nesse terreno.
Quando eu digo que gostei de ser ombudsman, há colegas que se surpreendem e sorriem, como se isso confirmasse a condição de ingênuo que atribuem a mim por ter aceito a função. Há os que assumem ar solidário, como se estivessem diante de alguém que foi atingido por uma fatalidade e nem sabe disso.
Diz-se que boa ética e bom jornalismo não combinam. É uma outra maneira de dizer que ética é assunto para o ombudsman, só para ele. Veladamente o raciocínio é o seguinte: para conseguir chegar à verdade, objetivo do esforço jornalístico, e também para sobreviver, na esfera comercial, não dá para ficar com dramas de consciência, o negócio é ser agressivo: pau na máquina, depois se vê como é que fica.
LINGUAGEM
Há quem associe a discussão ética à questão do assim chamado politicamente correto. Alega-se que bom jornalismo e correção política - o questionamento do uso de linguagem considerada preconceituosa em relação a minorias - são incompatíveis.
Como escreveu o professor Renato Janine Ribeiro nesta Folha, não há por que descartar a importância de se observar o uso da linguagem como instrumento de poder e, também, de opressão dos direitos de minorias, como as mulheres e os negros, por exemplo. A própria Folha, aliás, com seu inovador Manual de Redação (o primeiro a tratar em profundidade de temas éticos-jornalísticos no Brasil), inaugurou essa discussão na década de 80 bem antes de ela virar moda.
Não há jornalismo eficazmente agressivo, independente e fiscalizador sem respeito à ética. O resto é manipulação da informação de sucesso fácil a curto prazo, mas que pode ser extremamente corrosivo ao longo do tempo.
FORÇA
Com o término do meu mandato, amanhã, a instituição do ombudsman completa quatro anos no jornal. Consolidada e independente, ela só chegou até aqui graças ao apoio dos leitores e à coragem da direção da Folha, que acredita nessa antinomia, insto é, em trazer para dentro de si a oposição a seu jornalismo. Está na confrontação interna a base do imenso dinamismo, do poder e da atração que o jornal exerce em contingentes crescentes de leitores.
A tarefa agora será da jornalista Júnia Nogueira de Sá, que tem excelentes qualificações para desenvolver ainda mais a instituição. Que tenha muito sucesso.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade