Matias Spektor

Professor de relações internacionais na FGV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Matias Spektor
Descrição de chapéu Eleições 2018

Ciro propõe 'diplomacia do compadrio'

Se implementado, plano do pedetista para política externa deixará país ainda mais fraco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A plataforma de política externa de Ciro Gomes (PDT) requenta ideias fracassadas e tropeça em contradições. Se implementado, seu plano deixará o Brasil ainda mais fraco do que já se encontra. 

A principal ideia-força é simples de entender: “o Brasil é necessariamente potência revisionista”. Segundo a tese, o problema é que terceiros países estariam tentando enquistar o Brasil no atraso. Para reverter essa tendência, a campanha lança mão de numerosas iniciativas. 

A primeira é a expropriação dos lotes de pré-sal, expulsando as empresas que os compraram em troca de algum tipo de indenização a ser definida. Não há, segundo o texto, “razão que justifique a pressa em explorar e produzir petróleo”. 

Ciro ainda propõe um regime novo de propriedade intelectual, ao arrepio das regras do sistema multilateral que aprendemos a manipular com êxito durante os últimos 20 anos. 

Ele sugere “ultrapassar” o dólar como moeda-reserva do sistema econômico internacional e rejeitar qualquer tipo de endividamento com a China. Qualquer outra coisa, afirma, seria submissão colonial. 

Segundo os planos da campanha, o comércio exterior tem de ser politicamente orientado. Assim, um aprofundamento do Mercosul não deveria ameaçar as exceções protecionistas, que, há tempos, transformaram a integração regional em instrumento a serviço de um punhado de indústrias bem conectadas em Brasília.  

A proposta ainda traz as promessas não críveis de praxe. A mais notável afirma que o Brasil de Ciro será “desbravador” em mudança do clima, embora sua candidata a vice, como se sabe, ostente o título de “miss desmatamento”.

A proposta mais preocupante está na área mais propensa a lambanças. 

Ciro promete redobrar investimentos na indústria de defesa, mas quer mudar a lei para dispensar empresas do setor do atual regime de licitações. Em troca, seu projeto sugere que tais conglomerados empresariais privados permitam ao governo apitar sobre seus planos de investimento. 

É a diplomacia do capitalismo de compadrio que já conhecemos: aquele esquema rentista que une políticos, empresários e seus intermediários na captura da política exterior. O Brasil viu esse filme com o Sivam de FHC, com os submarinos e os caças do PT, com os investimentos fracassados do BNDES no exterior e na indústria naval.  

Esse tipo de esquema consolida o império dos grupos de interesse em detrimento da maioria do eleitorado. Ele resulta em tráfico de influência, contratos superfaturados e um festival de corrupção que minam a confiança da população na democracia. Quem paga a conta é a sociedade. 

Nosso problema na área externa não são os outros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.