Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Editoras também enfrentam dificuldades com greve de caminhoneiros

Casas não conseguem repor livros que vendem bem e receber lançamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A paralisação dos caminhoneiros também afetou as editoras --elas enfrentam dificuldades para repor obras que vendem bem em livrarias, distribuir lançamentos e receber obras das gráficas.

A Companhia das Letras, por exemplo, precisava repor exemplares de "Hippie", de Paulo Coelho, e "Dicionário da Escravidão e Liberdade", organizado por Lilia Moritz Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes --o primeiro está em 4º entre os mais vendidos de ficção.

A Leya, por sua vez, havia preparado um carregamento para vender na Feira Panamazônica do Livro, que começa nesta semana --mas não vai conseguir fazer os exemplares chegarem à capital paraense, onde ocorre o evento.

O cronograma de lançamentos da casa não coincidiu com a greve, mas se ela se estender por mais quatro dias, a editora prevê problemas.

A Ediouro não consegue distribuir e repor exemplares da revista Coquetel, de palavras cruzadas. Deu tempo, pouco antes da greve, de receber o papel para a reimpressão de "As Aventuras na Netoland com Luccas Neto", mas será preciso distribuir o best-seller em breve.

Ilustração de Alex Cerveny para a edição de 'A Origem das Espécies', de Darwin, que a Ubu lança no segundo semestre, com tradução de Pedro Paulo Pimenta
Ilustração de Alex Cerveny para a edição de 'A Origem das Espécies', de Darwin, que a Ubu lança no segundo semestre, com tradução de Pedro Paulo Pimenta - Divulgação

MERCADO No dia 30/5, a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato dos Editores divulgarão a série histórica da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial. Os números chamam a atenção.

MERCADO 2 A queda mais expressiva foi no segmento de obras gerais (ficção, não ficção e literatura), que encolheu 42% entre 2006 e 2017. Em compensação, há sinais de recuperação de 2016 para cá, com crescimento de 4%.

MERCADO 3 Os livros científicos, técnicos e profissionais também sofreram. Entre 2014 e 2017, o setor encolheu 32%. De 2004 até hoje, a queda é mais modesta, 19%.

EDITAL O Proac (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, está com seis editais de literatura abertos, em prosa, poesia, dramaturgia e HQ, entre outras áreas. Serão selecionados 54 projetos com prêmios entre R$ 20 mil e R$ 40 mil. Inscrições pelo site proac.sp.gov.br.

FESTIVAL A revista Cult e o Sesc realizarão o festival Jornalismo - As Novas Configurações do Quarto Poder, de 15 a 17/8. A ideia é reunir jornalistas e pensadores para debater o ofício na atualidade. Entre os nomes internacionais confirmados, estão o jornalista Jon Lee Anderson e o historiador Robert Darnton.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.