Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

A campanha por Conceição Evaristo na ABL

Movimento público de escritora foi recebido como intimidação pela Academia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A escritora Conceição Evaristo na Flip 2017 - Zanone Fraissat/Folhapress
São Paulo

O movimento para a escritora Conceição Evaristo ser eleita na ABL (Academia Brasileira de Letras), que inclui uma petição com mais de 20 mil assinaturas, foi mal recebido pelos imortais.

Como se sabe, a Casa de Machado costuma ter seus rituais —o que inclui a corte discreta aos acadêmicos antes de a candidatura ser anunciada. E esse passo Evaristo começou quando a campanha já estava na rua.

Entre os imortais, o movimento público foi recebido como uma tentativa de intimidação e, por isso, não deve se refletir em votos.

A ideia de quem apoia Evaristo era de que ela fosse a primeira mulher negra a entrar para a ABL. Homens negros a casa já teve alguns, a começar por Machado de Assis, seu fundador. A eleição, que acontece dia 30 de agosto, ficará mesmo entre Cacá Diegues e Pedro Corrêa do Lago.

 

PAIS E FILHOS
Página de “A Terra dos Filhos” (Veneta), primeiro livro do quadrinista italiano Gipi lançado no Brasil; obra conta história de um pai e seus dois filhos que vivem em um mundo pós apocalíptico
PAIS E FILHOS Página de “A Terra dos Filhos” (Veneta), primeiro livro do quadrinista italiano Gipi lançado no Brasil; obra conta história de um pai e seus dois filhos que vivem em um mundo pós apocalíptico - Divulgação

 

#METOO A Todavia comprou os direitos de "Catch and Kill", livro em que Ronan Farrow vai aprofundar as denúncias sobre a rede de espiões e advogados que intimidava vítimas de abuso sexual cometido por Harvey Weinstein e outros homens poderosos.

#METOO 2 O filho de Woody Allen e Mia Farrow, como se sabe, ganhou um Pulitzer por denunciar como o produtor Harvey Weinstein usava essa rede para ocultar seus crimes e intimidar jornalistas.

#METOO 3 Farrow, que promete revelações além do que já publicou, deve entregar o manuscrito do livro em janeiro de 2019, para ser publicado em inglês pela Little, Brown.

#METOO 4 O título, até agora, já foi comprado por França e Itália. A Todavia, que deu um lance para evitar que o livro fosse a leilão, comprou junto "War and Peace", também de Farrow, sobre a política externa americana.

 

FLIP O Encontrão de Poetas, realizado no Morro da Conceição, no Rio, irá para a Flip. O evento vai acontecer na Casa Libre & Nuvem de Livros, 27/7, onde serão lançados plaquetes, com leituras e performances.

 

EU VOLTEI A editora 34 lança uma nova edição de "Água Funda" (1946), de Ruth Guimarães, primeira escritora negra a ter sucesso no Brasil. O prefácio original do livro foi feito por Antonio Candido.

 

RUANDA Já a Nós lança mais um livro de Scholastique Mukasonga, uma das autoras mais vendidas na Flip do ano passado. Em "Baratas", ela volta a falar do genocídio em seu país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.