Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Ganhadora do Man Booker International sairá no Brasil

A editora Todavia comprou os direitos do último romance da polonesa Olga Tokarczuk

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora Todavia comprou os direitos de "Drive Your Plow Over the Bones of the Dead", último romance da polonesa Olga Tokarczuk. Best-seller em seu país, a autora ficou famosa mundialmente após ganhar o Man Booker International Prize com "Bieguni" (vagantes).

O livro brinca com o gênero policial ao retratar a investigação em uma vila polonesa onde homens são assassinados --mas é de difícil classificação, como é, em geral, a obra da autora.

Imagem do livro Luzes de Niterói, HQ de Marcello Quintanilha
Imagem do livro Luzes de Niterói, HQ de Marcello Quintanilha - Divulgação

TOKARCZUK Até hoje, só "Os Vagantes" tinha sido lançado no Brasil, em 2014, com versão em português de Tomasz Barcinski, conhecido pelas traduções de Witold Gombrowicz e Ryszard Kapuscinski. A obra saiu pela Tinta Negra.

TOKARCZUK 2 A obra continua disponível nas livrarias, mas está com o contrato vencido desde 21 de julho de 2015 --mesmo ano em que a Tinta Negra foi adquirida pelo Grupo Zit. A casa disse que vai recolher os livros.

TELONA A produtora Coiote vai adaptar para o cinema o romance "Golpe de Ar", de Fabrício Corsaletti, com direção de Luís Pinheiro.

LÁ FORA A Biblioteca Nacional já tem as obras e editoras estrangeiras que receberão bolsas de seu programa de edição e tradução no exterior. Entre os eleitos, estão "O Sol na Cabeça", de Geovani Martins, que sai em alemão pela Suhrkamp.

LÁ FORA 2 Também foi escolhido "De Escrita e de Vida", de Clarice Lispector, para sair na Ucrânia. Entre os escolhidos, também estão Julián Fuks, Conceição Evaristo e Sérgio Sant'Anna.

ANTI-NOBEL A Rosa dos Tempos comprou na Feira de Frankfurt os direitos de "Eu, Tituba, Bruxa Negra de Salém", da Maryse Condé.

ANTI-NOBEL 2 A autora, nascida na ilha de Guadalupe, foi a ganhadora do prêmio Nobel alternativo. O troféu foi criado este ano depois que o prêmio original foi cancelado, em decorrência do escândalo de assédio sexual que atingiu a Academia Sueca.

FANTASIA O diretor Guillermo del Toro e a escritora Cornelia Funkes preparam "O Labirinto do Fauno", livro a partir do filme de mesmo nome. O título, comprado pela Intrínseca, trará dez contos inspirados no mundo de Toro.

CLÁSSICO A Nova Fronteira lança em breve, pela coleção Clássicos de Ouro, o livro "As Palavras", de Sartre.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.