Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Concurso literário do Itaú Cultural veta obras contra 'moral e bons costumes'

Itaú Cultural está com um concurso literário aberto, voltado para autores em início de carreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilustração de Alexandre Rampazo no livro ‘O Burro Carregado de Sal’, no qual a autora, Silvana Salerno, reúne fábulas
europeias, ocidentais e brasileiras
Ilustração de Alexandre Rampazo no livro ‘O Burro Carregado de Sal’, no qual a autora, Silvana Salerno, reúne fábulas europeias, ocidentais e brasileiras - Divulgação

O Itaú Cultural está com um concurso literário aberto, voltado para estudantes ou autores em início de carreira, que chamou a atenção dos escritores por conta do regulamento.

Chamado "Repertório de Utopias", o concurso tentou vetar, no item 10 de seu edital, que os textos selecionados atentassem "contra a moral e os bons costumes" — exigência rara em seleções do tipo.

O concurso visa selecionar textos para um antologia de contos, crônicas ou poemas que criassem utopias — a ideia, diz a apresentação, é ir contra a alegada tendência de distopias na literatura

Questionada pela coluna nesta quinta-feira (7) sobre a regra, a instituição disse que foi um equívoco e já alterou o regulamento disponível no site. Com isso, ficaram apenas os vetos que incluem plágio, ofensa a religiões e propaganda eleitoral, além de opinião político-partidária. As inscrições vão até 1º/3.

TERRA LUSA A editora Moinhos prepara para abril "O Poeta de Pondichéry", segundo lançamento de Adília Lopes, uma das mais aclamadas poetas portuguesas da atualidade, ainda pouco conhecida por aqui.

TERRA LUSA 2 Seguindo suas edições de poesia portuguesa, a editora mineira lança outro autor pouco lido no país. A casa publicará dois livros de Alexandre O'Neill, "Tempo de Fantasmas" e "No Reino da Dinamarca". É a primeira vez que o escritor será publicado no Brasil.

PSICANÁLISE A editora Ubu comprou os direitos das quatro principais obras do psicanalista britânico D. W. Winnicott, conhecido por seus trabalhos sobre a infância. O primeiro lançamento será "Brincar e a Realidade", que havia sido lançado pela Imago nos anos 1970 e estava fora de catálogo. O lançamento será em junho.

PSICANÁLISE 2 A ideia é publicar os outros títulos de dois em dois meses. A editora comprou também os direitos de "Bebês e Suas Mães", "Da Pediatria à Psicanálise" e "Tudo Começa em Casa".

ESCOLA A Rocco, por sua vez, publica em breve "The Topeka School", de Ben Lerner, sobre os conflitos de uma família que tenta educar o filho num ambiente conservador.

ÁGUA O vencedor do Goodreads Choice Award de 2017, "O Sal das Lágrimas", de Ruta Sepetys, será lançado no Brasil pela Arqueiro. O livro é inspirado no naufrágio do Wilhelm Gustloff, maior desastre marítimo da Segunda Guerra.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.