Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Nova biografia mostrará papel de Raul Seixas na música brega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Está na reta final uma nova biografia de Raul Seixas, a ser publicada pela editora Todavia no segundo semestre.

O livro que contará a trajetória do roqueiro é do jornalista Jotabê Medeiros, que biografou Belchior em 2017, mesmo ano da morte do músico.

Medeiros deve destacar um ponto nem sempre lembrado da carreira de Raul, que é sua ligação com a música brega dos anos 1970. Naquela década, depois de não engrenar com sua banda Raulzito e os Panteras, o músico trabalhou como produtor na CBS e na Philips.

O livro traz, por exemplo, o depoimento de Odair José sobre o trabalho de Raul no desenvolvimento de seu primeiro disco. De acordo com o biógrafo, o cantor foi fundamental no desenvolvimento da sonoridade --separando-a da Jovem Guarda e buscando uma estética mais periférica.

Além de Odair, Raul compôs ou produziu discos para nomes como Márcio Greyck, José Roberto e Diana. O brega marcou de forma profunda a carreira musical posterior dele --como fica evidente em canções como "Medo da Chuva" e "Tu És o MDC da Minha Vida". No livro, ele surge como um dos artífices do movimento.

Ilustração de 'Assim Eu Vejo' (Editora do Brasil), de Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv, que mostra curiosidades sobre sentido da visão para as crianças
Ilustração de 'Assim Eu Vejo' (Editora do Brasil), de Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv, que mostra curiosidades sobre sentido da visão para as crianças - Reprodução

O MURO A Alfaguara lança "O Arquivo das Crianças Perdidas", novo livro da mexicana Valeria Luiselli, já vendido para 20 países. A obra se inspira no contato da autora com crianças desacompanhadas que tentavam entrar nos Estados Unidos. Luiselli chegou a trabalhar como intérprete voluntária para crianças refugiadas em tribunais americanos.

CRÍTICA O crítico e ensaísta Pedro Meira Monteiro lançará "Nós Somos Muitas - Crise, Cultura e Esperança" (Relicário), conjunto de crítica cultural, passando por textos sobre nomes como Antonio Candido, Kafka e Caetano Veloso. A edição digital do livro sai pela e-galáxia.

ERA UMA CASA O antropólogo e ensaísta Antonio Risério prepara para breve "A Casa no Brasil", um longo estudo sobre a moradia e as formas de morar no Brasil. O livro traz uma contracapa de Caetano Veloso e sai pela Topbooks.

OCUPAÇÃO A Mundaréu publicará "A Armadilha", romance de Emmanuel Bove sobre a ocupação nazista na França. O volume traz dois artigos escritos por Albert Camus no jornal Combat durante a batalha para a retomada de Paris.

ENSAIO A n+1 comprou os direitos de "Afrotopia", do ensaísta senegalês Felwine Sarr, no qual reflete sobre o futuro e o presente da África.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.