Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Programação paralela da Flip cresce e começa a se desenhar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A programação paralela da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) deste ano, que vai de 10 a 14 de julho, já começa a se desenhar. Ao todo, serão 27 casas parceiras fechadas até agora, contra 22 do ano passado.

Há algumas novidades, como a da TAG, principal clube de assinaturas do país, que pela primeira vez tem uma casa própria no evento literário —lá, haverá um debate com José Luís Peixoto, que lança um romance sobre Saramago, e a jornalista Pilar del Río, viúva do autor.

Depois de dois anos fora do evento, a casa do Instituto Moreira Salles retorna à Flip. Lá ocorre o lançamento da próxima edição da revista Serrote, que trará um ensaio de Toni Morrison chamado “Racismo e Fascismo”. Também sai o ensaio visual “Objetos Literários, Modos de Usar”, do poeta Fabrício Corsaletti, inspirado por clássicos da literatura.

A TV Globo ocupará a Casa de Cultura com sua programação neste ano. Lá, realiza a nova edição do Páginas Reveladas, evento para jovens autores desconhecidos que, em edições passadas, teve Geovani Martins como participante.

Desenho de Fabrício Corsaletti em ensaio visual a ser publicado na próxima edição da Serrote
Desenho de Fabrício Corsaletti em ensaio visual a ser publicado na próxima edição da Serrote - Divulgação

MONSIEUR X Há uma novidade na programação paralela que pode passar despercebida. O Caminhão da EDP vai receber uma apresentação do português de origem cabo-verdiana Dino D’Santiago, um dos principais nomes da música portuguesa contemporânea. Ele se apresenta à meia-noite de 12/7, com o escritor e também músico Kalaf Epalanga.

MONSIEUR X 2 Apesar de já ter uma carreira, D’Santiago ganhou mais projeção ao virar o guia musical de Madonna por Lisboa e colaborar na gravação de seu novo álbum, “Madame X”. Ela disse que o músico, com quem já apresentou uma versão lenta de “Like a Virgin”, foi essencial no disco.

MONSIEUR X 3 Quem ficar curioso, pode ouvir o último álbum de D’Santiago, “Mundo Nôbu”, lançado ano passado, nas plataformas digitais.

POESIA A Todavia lança logo mais “Mil Sóis”, antologia de versos de Primo Levi, cuja poesia é pouco conhecida no Brasil. Tradução de Maurício Santana Dias.

RESGATE A editora Instante trará de volta às livrarias o romance “Chama de Cinzas”, de Carolina Nabuco, fora de catálogo desde 1979. É um romance urbano que trata da condição feminina, com uma protagonista nos moldes do livro anterior da autora, “A Sucessora”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.