Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer
Descrição de chapéu forças armadas

Estratégias de guerra

Em 58 anos, nunca a Globo sofrera a hostilidade de um presidente como de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os créditos de encerramento da estreia do BBB 23 ainda eram exibidos na Globo quando, abruptamente, surgiu uma tela preta, com as seguintes palavras: "Em abril de 1964 um golpe militar derrubou o presidente João Goulart e instaurou uma ditadura no Brasil".

Oito dias depois que bolsonaristas tentaram um golpe contra a democracia e o recém-empossado governo Lula, muita gente saltou da poltrona ao ler a mensagem.

A imagem de abertura de "Marighella" na Globo
A imagem de abertura de "Marighella" na Globo na noite de 16.jan.2023 - Reprodução/Globo

Foi intencional. Tratou-se da transição do final do reality show para o início do primeiro episódio da minissérie "Marighella", sem a inserção de um intervalo comercial entre os dois. É uma estratégia corriqueira na televisão, que visa obter a maior migração possível da audiência de um programa para o outro.

O que chamou mesmo a atenção foi o conteúdo escalado para o final das noites de segunda (16) a quinta-feira (19) desta terceira semana de janeiro. Trata-se de uma versão estendida, com cenas inéditas, do filme "Marighella", dirigido por Wagner Moura, com base na biografia de Mario Magalhães sobre o líder guerrilheiro de esquerda.

Pronto desde 2019, o longa-metragem coproduzido pela Globo Filmes enfrentou por dois anos o que Moura chamou de "uma censura diferente, que usa instrumentos burocráticos para dificultar produções das quais o governo [Bolsonaro] discorda".

A escolha de "Marighella" para exibição depois do BBB 23 não foi à toa. Para além das suas qualidades, mostra a clara intenção de levar ao grande público uma história importante, que merece ser conhecida, apesar de ainda causar incômodo e irritação entre setores mais conservadores.

A cobertura elogiável que a emissora está fazendo sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, chamando as coisas pelos nomes certos e expondo as responsabilidades, vai na mesma direção. É um sinal de reconhecimento de erros passados, amadurecimento e pragmatismo —um retrocesso político não interessa mais à empresa.

Ao explicar por que exibiu duas vezes uma mesma reportagem no "Fantástico" no último domingo, a apresentadora Poliana Abritta disse: "É um documento que precisa ficar na nossa memória para que as verdadeiras pessoas de bem digam não ao vandalismo e não à violência e ao ódio de radicais que não aceitam a escolha da maioria do povo brasileiro".

Nesta semana, a Globo também exibiu vídeos chocantes da invasão, trazendo depoimentos de "quem de fato agiu com patriotismo no dia 8 de janeiro", como anunciou William Bonner: os profissionais da segurança pública que enfrentaram os vândalos bolsonaristas.


O governo do capitão foi um período complicado para a Globo. Nos quase 58 anos da emissora, quase sempre de boas relações com o poder, nunca um presidente a hostilizou publicamente com o mesmo ódio declarado de Bolsonaro. Nunca um presidente fez tantas observações grotescas, piadas infames e ofensas a profissionais e programas de uma emissora de televisão.

Em fevereiro de 2019, com menos de dois meses no cargo, num áudio para um ministro, o presidente classificou a Globo como "inimiga".

Em outubro de 2019, irritado com uma reportagem do Jornal Nacional que associou o seu nome ao da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, Bolsonaro se referiu à Globo com as seguintes palavras: "Patifes", "canalhas", "imprensa porca", "jornalismo podre", "nojenta", "imoral".

Bolsonaro em live no Facebook em que classificou a Globo como 'patifes'
Bolsonaro em live no Facebook em que classificou a Globo como 'patifes', em 29.out.2019 - Bolsonaro no Facebook


Por três anos insinuou que poderia não renovar a concessão do canal, programada para vencer no final de 2022. A dez dias do fim do seu mandato, em silêncio, assinou o decreto que renovou a concessão.

A derrota de Bolsonaro nas eleições foi um alívio para todos os que temiam os riscos que ele representava à democracia. Mas, pelas marcas que deixou, acredito que teve um sabor especial para a Globo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.