Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
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Fim do sinal analógico deve ampliar venda de TVs, diz entidade
Marco Ankosqui - 28.nov.2014/Folhapress | ||
A venda de televisores cresceu 37% no primeiro bimestre deste ano, em relação a igual período de 2016, a Eletros (que representa o setor).
O motivo é a base de comparação fraca e a retomada da economia, afirma Lourival Kiçula, presidente da entidade.
O desligamento do sinal analógico, que ocorreu em São Paulo na última quinta (30), deverá ter um impacto nas vendas só nas próximas semanas, diz o executivo.
"Por mais explícitos que tenham sido os avisos sobre a transição para o sinal digital, imagino que uma parte da população não tenha se preparado e ainda vá comprar uma nova televisão."
SINAL FRACO - Produção de televisores. Variação em relação ao ano anterior, em %
É o que aconteceu no México, que fez a transição do analógico para o digital em 2015, diz o presidente da Sony no Brasil, Hiroki Chino. "A alta veio após a interrupção do sinal. Deve ser assim aqui."
"Todos os mercados que estudamos, desde o americano, que foi o primeiro, a mudança trouxe um salto significativo", afirma Erico Traldi, diretor da Samsung Brasil.
A LG prevê uma retomada, mas devido às liquidações feitas no período em que os produtos são renovados, diz o diretor Roberto Barboza.
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