Michele Oliveira

Jornalista, já trabalhou nas áreas de esporte, política, cidades e design

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Michele Oliveira
Descrição de chapéu União Europeia

Brasil, país de sexta categoria

Brasileiros nem conseguem se encaixar nos cinco níveis de regras para ingresso na Itália

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O que Brasil, Sri Lanka, Bangladesh e Índia têm hoje em comum? São os países que integram a lista vermelha da Itália, onde há alto risco epidemiológico, e que possuem os viajantes mais indesejáveis do mundo. São cinco níveis de regras para ingresso no território italiano, e esses quatro não conseguem nem se encaixar nessas categorias; são alvos de medidas ainda mais restritivas

Enquanto Espanha, Alemanha e França já recebem turistas brasileiros vacinados, a Itália não só continua a rejeitá-los como impõe condições inegociáveis àqueles que têm permissão de ir e vir. O veto ao Brasil começou em janeiro, quando os voos foram suspensos devido ao surgimento da variante gama, a brasileira. Retomado em fevereiro, o tráfego aéreo só está autorizado para residentes ou exceções comprovadas, como família, trabalho e estudo.

A situação epidemiológica, porém, mudou. Se no fim de junho a incidência de novos casos diários por milhão de pessoas era, na média móvel, de 14 na Itália e de 363 no Brasil (26 vezes maior), esses números estão hoje bem mais próximos entre si, 107 e 126, respectivamente.

Mas os brasileiros que conseguem viajar para a Itália precisam se submeter, mesmo completamente imunizados, a uma vigilância sanitária de dez dias, com quarentena doméstica obrigatória e testes antes, durante e depois. Como comparação, um turista de Israel, com 918 novos casos/milhão de pessoas, pode entrar só com o certificado de imunidade (vacina, atestado de cura, teste negativo), sem outras satisfações.

Quem desembarca ouve que a regra não tem a ver com a situação individual, mas com o lugar de proveniência. E o Brasil, realmente, tem o que mostrar: uma variante temida para chamar de sua e uma campanha vacinal que, apesar de acelerada, ainda tem baixa cobertura (27% de imunizados, diante de 60% na Itália).

Além de, na fonte disso tudo, o fator Bolsonaro, um presidente que desmancha a imagem do próprio país toda vez que abre a boca ou sai de casa (sem máscara).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.