Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

'Fascistas, não passarão!'

Os psicopatas genocidas nos transformaram em um país de impotentes, ansiosos e deprimidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fiquei muito impactado com a sua coluna “Tristeza não é doença”, Mirian. Não quero negar, silenciar ou banalizar a sua tristeza. Não quero ser mais um chato caga-regras que acredita que tristeza faz mal para a saúde e é contagiosa. Não sou um ignorante que acha que o pensamento positivo cura tudo, e que temos que ser alegres e otimistas 100% do tempo. Mas quero que você saiba que não está sozinha no seu sofrimento, medo e desesperança.

Eu também estou muito triste, angustiado e com medo. Também não consigo dormir e me sinto culpado por não fazer mais do que estou fazendo. É difícil aceitar que não tenho o poder de mudar o curso da nossa trágica história, nem de salvar as vidas dos brasileiros. Tento seguir o velho ditado: “O que não tem solução, solucionado está”, e me concentrar em resolver só o que depende de mim. Procuro fazer o máximo e o melhor que consigo fazer agora.

Busco ser “meio Pollyanna” e ter um pouco mais de paciência, equilíbrio e esperança para acreditar que tudo vai passar, que tudo vai se resolver no momento certo, mesmo que demore. Repito como um mantra: vai passar. Tento adotar a filosofia de um dia de cada vez, mas confesso que não está fácil. Tenho tido muitas crises de ansiedade. E se eu ficar doente? E se meus pais morrerem? E se virarmos uma Venezuela da extrema direita?

A Organização Mundial da Saúde provou que o Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. Antes da pandemia, o país já tinha o maior percentual de pessoas ansiosas do mundo: 20 milhões de brasileiros. Já éramos os campeões mundiais no consumo de antidepressivos, ansiolíticos e remédios para dormir. E um dos maiores consumidores de Viagra no mundo inteiro. Imagine agora. É o fim do mito do brasileiro como um povo alegre, livre e feliz.

A maioria dos brasileiros está com medo da maldade, do ódio e da violência generalizada. Só os sádicos criminosos não sofrem física e psicologicamente com a tragédia brasileira. Eu não consigo nem mais ver os telejornais. Todos os meus amigos estão deprimidos, ansiosos, estressados, exaustos, doentes, sem conseguir dormir e transar, bebendo muito, tomando Rivotril, Lexapro, Lexotan e outras drogas mais pesadas. Só com calmante e antidepressivo dá para suportar tanta intolerância, ignorância e perversidade. Como não ficar deprimido com quase 600 mil mortes e milhões de vidas destruídas, sabendo que poderíamos estar sendo vacinados desde dezembro de 2020? Como não ficar em pânico com os fascistas fanáticos ameaçando a democracia diariamente?

Mirian, você sempre diz que tem 93 anos como seus melhores amigos, mas que nunca deixou de ser a menina de quatro anos que foi um dia. Que tal aprender a “escutar bonito” e se tornar a melhor amiga dessa menininha que está triste e apavorada com a calamidade brasileira? Ela precisa do mesmo cuidado, atenção e amor que você dedica aos seus nonagenários. Precisa se sentir segura e protegida da maldade, do sadismo e da barbárie.

Quando sabemos que ainda somos a mesma criança que um dia fomos, e que sentimos a mesma tristeza, medo e sofrimento que todos os brasileiros estão sentindo, nos sentimos menos sozinhos, não é verdade?

Está muito difícil enxergar o fim dessa tragédia, mas tenho certeza de que os brasileiros que defendem a democracia, a paz e a justiça social são muito mais numerosos e corajosos do que os golpistas covardes que vomitam ódio e violência. Sei que posso estar sendo “meio Pollyanna”, mas acredito que a vacina contra a doença do fascismo está na nossa união, força e coragem. “Unidos, venceremos. O povo unido jamais será vencido. Fascistas, não passarão!”.

Tamojuntos?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.