Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Advogado de Lula pede audiência com Cármen Lúcia, mas não recebe resposta

Ex-ministro Sepúlveda Pertence fez a solicitação na quarta (21)

O advogado Sepúlveda Pertence na cerimônia de posse do novo presidente do TSE ministro Luiz Fux
O advogado Sepúlveda Pertence na cerimônia de posse do novo presidente do TSE ministro Luiz Fux - Pedro Ladeira/Folhapress

O advogado Sepúlveda Pertence, que defende Lula no STF (Supremo Tribunal Federal), pediu audiência à presidente da corte, Cármen Lúcia, na quarta-feira (21). Não recebeu resposta até o começo da noite de segunda (26). A demora difere da de outros gabinetes. O ministro Edson Fachin, por exemplo, agendou o encontro sem delongas.

TENSÃO

A demora de Cármen Lúcia para ao menos agendar uma audiência e o mistério em torno de sua decisão de levar ou não o pedido de habeas corpus de Lula ao plenário do STF têm preocupado o PT. 

TENSÃO 2

O partido acreditava que a corte poderia julgar o caso com rapidez e garantir que o ex-presidente não fosse preso depois do julgamento de seus embargos pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que deve ocorrer em março.

AMPULHETA

A defesa corre contra o tempo: no dia 6 termina o prazo para que o Ministério Público Federal apresente a defesa da condenação de Lula, em resposta aos embargos dos advogados. A partir daí, o TRF-4 pode encerrar o caso e, se não mudar o entendimento, determinar a prisão.

DIPLOMACIA

O presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Fernando Lottenberg, foi convidado pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, para acompanhá-lo em sua viagem a Israel nesta semana —a primeira visita de um chanceler brasileiro ao país desde 2010. 

 

O ministro brasileiro deve visitar também a Palestina, a Jordânia e o Líbano.

ARES DO NORTE

O Ministério da Cultura levará doze shows de músicos brasileiros à Casa Brasil, espaço do país na Rússia durante a Copa do Mundo. A pasta selecionará, por meio de edital, uma entidade que contratará os artistas.


CASA CHEIA

O cantor Phil Collins fez shows no Allianz Parque no sábado (24) e no domingo (25). O presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, a empresária Lucilia Diniz, o vice-prefeito de SP, Bruno Covas, o apresentador Ivan Moré e sua mãe, Zilda Dias, o comentarista Caio Ribeiro e sua mulher, Renata Leite, o jornalista Mauro Beting e sua mulher, Silvana, o apresentador Marcos Mion e a mulher, Suzana Gullo, passaram por lá. O dono da WTorre, Walter Torre, sua mulher, a arquiteta Silvia, e o ex-jogador de futebol Sylvinho também compareceram. 


LETRAS

O crítico e professor Antonio Candido, que morreu no ano passado, será objeto de uma exposição no Itaú Cultural em maio. A instituição colabora com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP na organização dos textos e documentos dele, que foram doados pela família à universidade. Sua neta Laura Escorel também participa das iniciativas.

PÚLPITO 

A ex-presidente Dilma Rousseff será uma das palestrantes do Brazil Forum UK 2018, em maio, na London School of Economics e na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Organizado por estudantes brasileiros, o fórum tem entre os patrocinadores os escritórios de advocacia Mattos Filho e Trench Rossi Watanabe. O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, também participará do evento.

PASSEIO

Duas obras de Vincent van Gogh do acervo do Masp (Museu de Arte de São Paulo) serão emprestadas a museus de outros países. A pintura “O Escolar” irá a Amsterdã para uma mostra em março. E a tela “A Arlesiana” estará em uma exposição na Tate Britain, em Londres, no ano que vem.

PICADEIRO

O primeiro Cirque International Festival of Brazil Contest, premiação circense inspirada no festival internacional de Monte Carlo, recebeu 350 inscrições de espetáculos brasileiros e estrangeiros para participar do concurso. Desse total, serão selecionados 70 números, que concorrerão a oito troféus. 

 

O evento ocorre no Anhembi de 2 a 6 de maio e já teve investimento de 
R$ 10 milhões.


 

Artista chinês Ai Weieei em Trancoso, na Bahia, no sábado (24). Ele chegou ao Brasil na segunda (19), vindo do México, e seguiu para Trancoso
Artista chinês Ai Weieei em Trancoso, na Bahia, no sábado (24). Ele chegou ao Brasil na segunda (19), vindo do México, e seguiu para Trancoso - Carla Romero/Folhapress

PASSEIO

O artista chinês Ai Weiwei almoçou uma moqueca de badejo no restaurante Vitória, em Trancoso (BA), no sábado (24); ele está no Brasil desenvolvendo o projeto de sua exposição prevista para outubro, na Oca. 


CURTO-CIRCUITO

Attilio Marrazzo, do restaurante L’Atelier de Jöel Robuchon Saint Germain, faz dois jantares com Luca Gozzani no Fasano. Nesta terça (27) e quarta (28).

A peça “Eigengrau, No Escuro” reestreia na quarta (28). Às 21h, no Teatro Porto Seguro. 


Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein, recebe nesta terça (27) a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz.

Patrícia Pimentell lança nesta terça (27) o livro “Do Sertão para o Mundo”. Às 19h, na Livraria Cultura do Iguatemi.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.