Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Juiz proíbe embarque de bois e jumentos vivos para exportação

Liminar determinou o desembarque de animais que sofriam maus tratos

Vacas em fazenda
Vacas retornam para receber alimentacao apos ordenha na fazenda de gado leiteiro Vale do Jotuba, no municipio de Carambei/PR - Theo Marques/Folhapress
O juiz  Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Cível Federal de SP, emitiu uma liminar determinando o desembarque de animais que seriam levados vivos para o abate fora do país. Ele também proibiu esse tipo de embarque em todos os portos do Brasil.

Segundo o advogado Ricardo de Lima Cattani, responsável pela ação, o Brasil exporta animais vivos para países que não criam a espécie ou que preferem fazer o abate em suas terras. "Na China, por exemplo, eles utilizam o couro dos jumentos para fazer um medicamento. Os chineses, então, retiram o couro com o animal vivo", afirma ele.

"O juiz solicitou uma inspeção judicial. Nessa perícia, que foi feita na quinta (1º), foram constatados maus tratos", diz Cattani. Ele também afirma que os animais viajam cerca de 400km de caminhão até o navio. "Nas embarcações, as fezes são misturadas com a água e com os alimentos. Bois, por exemplo, passam de 15 a 20 dias em pé durante a viagem, por conta do espaço reduzido", diz.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.