Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministros do STF acreditam que Lula pode ficar muito tempo na cadeia

Magistrados compartilham ideia que já circula no PT

 

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) compartilham a ideia, que já circula no PT, de que Lula pode passar uma longa temporada na cadeia caso sua prisão seja efetivada.

DESGASTE

Um dos magistrados que tenta evitar a detenção do petista afirma que o desgaste para tirá-lo de uma penitenciária seria muito maior do que o imposto agora aos que se alinham com a tese contrária à prisão depois de condenação em segunda instância.

SOMA

A situação de Lula ficaria agravada com outras condenações que devem ocorrer contra ele nos próximos meses —uma delas, a do sítio de Atibaia.

TORCIDA

Magistrados dos dois grupos em que se divide hoje o STF —os que são contra a revisão da prisão depois de condenação em segunda instância e os que querem modificar a regra concordam em um ponto: Cármen Lúcia torce para que o ministro Edson Fachin leve o habeas corpus de Lula em pauta, apesar de se dizer contra a ideia.

FOTO

Um deles afirmou à coluna entender que, com isso, ela sai bem na foto pois não pautou o habeas corpus —e, ao mesmo tempo, se livra da responsabilidade de ser a pessoa determinante na prisão do petista. Já outro magistrado diz acreditar que ela faz contas e sabe que, na análise específica de seu caso, Lula perde.

CONTA

A presidente da corte apostaria que Rosa Weber pode até votar para modificar a regra da execução provisória da pena —mas seguiria a norma até que ela fosse alterada. Por isso, votaria contra o habeas corpus de Lula, impondo a ele uma derrota.

NO VOTO

E o STF deve analisar nesta quarta (21) a constitucionalidade da condução coercitiva, habitual na Operação Lava Jato. O ministro Gilmar Mendes já concedeu liminar proibindo que elas ocorram para interrogar investigados.


PRATO CHEIO

O chef André Mifano, do restaurante Lilu, estreará em agosto como apresentador do programa de competição gastronômica Sabor em Jogo; a atração irá ao ar no GNT e é produzida pela Moonshot Pictures.


NAS ALTURAS

O vice-governador Márcio França (PSB-SP) planeja o lançamento de uma série de medidas de impacto quando assumir o governo de SP, pautando a discussão de sua própria sucessão. Ele disputará o cargo com João Doria. “Ele acelera. Eu vou voar”, diz a interlocutores.

AULA

Uma das medidas é a ampliação das vagas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de SP), de cerca de 40 mil para 100 mil estudantes em seis meses. França prometerá também que, caso reeleito, chegará a abrir mais 300 mil vagas.

AULA 2

A Univesp oferece cursos semipresenciais para todo o Estado, nas áreas de engenharia e pedagogia, por exemplo.

VOU DE ÔNIBUS

França vai anunciar também medidas rumorosas na área do transporte público na região metropolitana de SP.

DE OLHO

A Conectas Direitos Humanos e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) protocolarão nesta quarta (21) um pedido de ingresso como amicus curiae (interessada em apoiar e contribuir) na ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo PSOL contra a intervenção federal no Rio. O documento afirma que a forma como a intervenção foi decretada tem “forte caráter militar, que distorce a real função do instrumento”.

GUITARRA

A Orquestra Jazz Sinfônica fará no dia 29, no auditório Simón Bolívar, um concerto dedicado ao rock. Sob regência do maestro Fábio Prado, o grupo executará músicas de artistas como Rita Lee e Rolling Stones.


UMA SEMANA

O filme “7 Dias em Entebbe”, dirigido por José Padilha, teve pré-estreia na segunda (19), no shopping Cidade Jardim. O roteirista Bráulio Mantovani e a blogueira Lu Tranchesi assistiram à sessão.


PAPO SÉRIO

O livro “Corrupção”, do promotor Roberto Livianu, foi lançado na segunda (19), na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. O evento teve um debate com o procurador Deltan Dallagnol. Passaram por lá o jurista Modesto Carvalhosa, o pré-candidato ao governo de SP Rogério Chequer (Novo) e Monica Rosenberg, pré-candidata à Câmara dos Deputados pelo mesmo partido.


CURTO-CIRCUITO

A marca Lu Monteiro lança nesta quarta (21) sua coleção Outono/Inverno com um almoço no Sal Gastronomia do shopping Cidade Jardim.

O fundador da associação Fortunée de PicciottoVivian de Piccioto, recebe nesta quarta (21) uma visita dos membros da Brazil Foundation.

Markinhos Moura lança nesta quarta (21) o álbum “Minha Voz no Teu Olhar”. Às 21h, no Teatro Itália, em apresentação única.


com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.