Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Chico Buarque mpb música

Mulheres receberam 28% menos que homens com direitos de músicas em 2017, diz relatório

Informação consta em estudo feito pela União Brasileira de Compositores

São Paulo

Mulheres tiveram renda média 28% menor do que os homens com direitos autorais pela execução pública de músicas em 2017, aponta relatório da União Brasileira de Compositores (UBC). 

MÚSICA FEMININA

O órgão considerou informações da sua base de associados —25 mil, dos quais 14% são mulheres. Entre elas estão as cantoras Adriana Calcanhoto e Maria Bethânia. 

ELAS POR ELAS

Segundo o estudo, dos cem maiores arrecadadores, dez são do sexo feminino. “Queremos entender por que o cenário é assim. Não temos respostas. É um relatório de perguntas”, diz Marcelo Castello Branco, diretor da UBC.

CANTO DELAS

Para Sandra de Sá, também diretora da associação, “o que acontece no mundo é a mesma coisa que acontece na música”. “[O relatório] mostra que alguma coisa tem que ser feita para promover mais inclusão da mulher no mercado da música”, afirma. “Talento não falta.”

PIQUETE

Funcionários que trabalham na delegação do Brasil junto à FAO (braço da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em Roma, ameaçam entrar em greve caso o embaixador João Carlos de Souza-Gomes reassuma suas funções. Ele foi afastado em novembro depois da abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar acusações de assédio moral e sexual. 

TEMPO

O afastamento de Souza-Gomes vence na quinta (8). O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) protocolou na quinta (1º) um ofício questionando a administração do ministério sobre o andamento do PAD. Procurado, o Itamaraty não comentou o caso.

FATIA

O Banco Central assinará na terça (6) um acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para promover pesquisas e ações de incentivo à educação financeira. 


SANFONA E VIOLÃO

Moraes Moreira se apresenta neste domingo (4) no Bar Brahma, centro de São Paulo, ao lado do acordeonista Meninão, com quem tocou durante anos; na foto acima, ele posa em sua casa, no Rio de Janeiro


EU PROTESTO

Zé Celso, diretor do Teatro Oficina, diz que o ator Antonio Fagundes “está equivocado [ao dizer que a construção de torres ao lado da sede da companhia] é uma disputa entre Silvio Santos e Zé Celso”. Fagundes afirmou à coluna que a questão é uma “briga de cachorro grande”.

PROTESTO 2

“Está em jogo o Plano Diretor da cidade, que o [prefeito João] Doria quer encher de torres [referindo-se às alterações propostas pela prefeitura na Lei de Zoneamento]. É uma coisa que dói em mim e devia doer no Fagundes. Ele tem que lembrar que os teatros de São Paulo nasceram no Bexiga”, diz.


Em resposta à declaração de Zé Celso, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) enviou nota afirmando que as mudanças na Lei de Zoneamento estão em “plena consulta pública”. O texto diz que, pela proposta, o gabarito das edificações aumentará em áreas que correspondem a 14% do território da cidade, respeitando condições como distância mínima de zonas residenciais e largura mínima das ruas. Diz ainda que as alterações na Lei de Zoneamento não se confundem com o Plano Diretor.

BILHETE

Seis museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo terão entrada gratuita em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Entre eles estão o Museu do Futebol, da Imagem e do Som, da Casa Brasileira e da Imigração. 


VAI PASSAR

Chico Buarque fez nesta quinta (1º) o primeiro show em São Paulo de sua turnê “Caravanas”. O dramaturgo Zé Celso, os cantores Criolo e Vanessa da Mata, o jornalista Ricardo Kotscho e o escritor Frei Betto assistiram à apresentação. O crítico Zuza Homem de Mello e sua mulher, a produtora Ercilia Lobo, também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O Trench Rossi Watanabe se tornou membro da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero.

Daniel Birnbaum, co-curador da mostra de Hilma af Klint na Pinacoteca, faz palestra neste sábado no museu. Às 15h.

Rincon Sapiência faz show amanhã no Heineken Block. Às 17h, na Vila dos Ingleses.

O festival Música em Trancoso começa neste sábado e segue até o dia 10 de março.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Mônica Bergamo, João Carneiro , Bruna Narcizo e Bruno B. Soraggi
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.