Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ruralistas vão protestar no STF no dia do julgamento do habeas corpus de Lula

Produtores rurais marcaram a data da antes de saber do caso do ex-presidente

São Paulo

Ruralistas de todo o país estão sendo convocados por suas associações de classe para protestar em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 4 de abril. A data coincide com o julgamento do habeas corpus de Lula, o que preocupa setores da segurança do governo e também do PT.

NA HISTÓRIA
A possibilidade de um embate entre os ruralistas, tradicionalmente contrários, em sua maioria, a Lula, e militantes que defendem o ex-presidente é considerada real. A animosidade com que a caravana do petista foi recebida no sul do país, com pedras e ovos, foi um alerta do que pode estar por vir.

DIREITO ADQUIRIDO
Os produtores rurais já tinham marcado a data da manifestação há mais tempo, antes de saber que o caso de Lula seria julgado no dia 4. Eles protestam contra o pagamento retroativo do Funrural, que é a contribuição previdenciária de produtores e empreendimentos rurais.

DAQUI PARA A FRENTE
O clima é tenso no setor. Apesar de Michel Temer ter criado um programa de parcelamento das dívidas, as associações dizem que o pagamento pode levar milhares de propriedades rurais à falência. Elas pressionam o STF para que considere a cobrança do passado ilegal.

É DRAMA
Atendentes da Netflix estão treinadas para responder aos clientes que telefonam reclamando da série “O Mecanismo”, do diretor José Padilha. Sempre que questionadas, afirmam, com algumas variações, que ela é “uma série dramática de ficção inspirada em eventos reais ocorridos no Brasil”.

NA NOSSA
A Netflix tinha optado, até a noite de terça (27), por não responder publicamente às críticas que a série de Padilha vem sofrendo, em especial nas redes sociais. Uma das primeiras a bombardear o trabalho foi a ex-presidente Dilma Rousseff.


 

MUITO AMOR

A peça “Love, Love, Love”, que tem a atriz Débora Falabella no elenco, teve pré-estreia no Teatro Vivo na segunda (26). Os também atores Murilo Benício, Alexandra Martins, Antonio Fagundes, Regina Duarte, Carol Duarte, Marisa Orth e Ana Lucia Torre estiveram no evento. 


LIMPEZA 
Caminhões da EcoUrbis, empresa contratada pela prefeitura para fazer a coleta de lixo nas zonas sul e leste de São Paulo, ainda exibem adesivos com a marca SP Cidade Linda. A Justiça determinou que o prefeito retirasse o símbolo do programa de zeladoria urbana de toda forma de divulgação mediante multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento.

LIMPEZA 2
A EcoUrbis afirma que “a retirada dos adesivos com o símbolo SP Cidade Linda está em andamento”. De acordo com o Tribunal de Justiça, o prazo para que as menções à marca da gestão municipal sejam retiradas foi prorrogado para o dia 8 de maio. 

ALÔ...
O Grupo Pão de Açúcar passou a liderar o ranking de reclamações do Procon de SP em 2017. Segundo dados da fundação, a principal queixa é que a empresa não entrega corretamente os produtos vendidos. Em segundo lugar figura o Grupo Vivo/Telefonica, voltando a liderar como a mais reclamada do segmento de telecomunicações.

...QUEM FALA?
O ranking é feito com reclamações registradas em 50 Procons que integram o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (49 Procons Municipais mais o estadual).

VELINHAS
Chico Buarque gravou um vídeo parabenizando o programa Metrópolis, da TV Cultura, por seus 30 anos no ar. A mensagem do cantor será exibida em uma festa que celebrará o aniversário, em 10 de abril, no Auditório Ibirapuera. A cantora Alice Caymmi e os grupos Jazz Sinfônica e BaianaSystem se apresentarão no evento.


NOITE DE APLAUSOS

O Prêmio Governador do Estado para a Cultura foi entregue na segunda (26), em cerimônia realizada no Teatro Sérgio Cardoso. O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, foi eleito como o destaque cultural do ano. O secretário estadual da Cultura, José Luiz Penna, o ator Odilon Wagner e o coreógrafo Ismael Ivo foram ao evento. Os atores Renato Borghi e Miriam Mehler também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá lança nesta quarta (28) um estudo que revela cerca de 250 produtos que podem integrar ou ganhar mais espaço na pauta comercial entre os dois países.

Tássia Reis, Liniker, Raquel Virginia e Assucena Assucena fazem nesta quarta (28) o show “O Fervo É Prostesto”. Às 21h30, na Casa de Francisca. 

Mireille Apel-Muller participa de debate nesta quarta (28). Às 19h, no Museu da Casa Brasileira.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Mônica Bergamo, Bruna Narcizo , João Carneiro e Bruno B. Soraggi
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.