Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Caso de Rubens Paiva terá reforço de magistrados contra anistia de agentes

A Associação dos Juízes para a Democracia pediu para entrar no processo no STF

Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar
Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar - Reprodução

O caso de Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar, terá reforço de magistrados na defesa da tese de que os agentes envolvidos na morte não podem ser beneficiados pela Lei da Anistia.

EM NOME DA LEI

A Associação dos Juízes para a Democracia pediu para entrar no processo no STF (Supremo Tribunal Federal), que, se reabrir o caso, rediscutirá o alcance da anistia concedida em 1979. O escritório Bottini e Tamasauskas representa a entidade.

ARQUIVO VIVO

O processo foi arquivado em 2014 pelo STF. Em fevereiro, a procuradora-geral, Raquel Dodge, pediu a reabertura do caso.

OPERANTE

O ex-prefeito Fernando Haddad foi na OAB-SP, na manhã de segunda (23), buscar a sua carteira de advogado. Ele está inscrito na entidade desde 1987.

DEFESA

Com isso, Haddad pode se habilitar para advogar em qualquer ação do ex-presidente Lula, tendo, em tese, acesso livre a ele na prisão.

NA ÁREA

Caso receba procuração, o ex-prefeito não deve atuar na defesa criminal, e sim na cível.

NA CELA

Nomeado para acompanhar o processo de execução penal de Lula, o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh tentará visitá-lo nesta terça (24).

NA GLOBO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso visitou os estúdios da Rede Globo, no Rio, na sexta (20).

 

Foi ciceroneado por Roberto Irineu Marinho, presidente do conselho de administração do Grupo Globo.

GRÃO EM GRÃO

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT) assinou a adesão ao acordo de leniência da J&F com o Ministério Público Federal (MPF). O órgão passa a ter acesso às provas produzidas durante as investigações feitas pelo MPF e aos depoimentos dos executivos. 

GRUPO

Além do MP-MT, a Comissão de Valores Mobiliários, o BNDES e a Caixa Econômica Federal também aceitaram os termos firmados pelo MPF com a empresa.


 

Os fotógrafos Gustavo Bettini e Lia Lubambo
Egberto Nogueira

LENTE

Os fotógrafos Gustavo Bettini e Lia Lubambo abrem nesta terça (24) a exposição “Entremeios”, na Ímã Foto Galeria, em São Paulo. A mostra tem imagens feitas ao longo de dois anos em viagens ao sertão pernambucano Egberto Nogueira.


VIOLA

Os cantores Almir Sater e Renato Teixeira farão uma temporada de shows juntos em maio no Teatro Opus, em São Paulo. Eles apresentarão o álbum “+AR”, resultado de uma parceria entre os dois.

SACOLA CHEIA

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) afirma que o comércio brasileiro deve registrar crescimento de 4,6% nas vendas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo avançou 2,4% em janeiro e 2,8% em fevereiro na variação acumulada em 12 meses. 

SACOLA CHEIA 2

A projeção da ACSP aponta aumentos de 3,9% em março, 4,1% em abril e 4,5% em maio. A variação em 12 meses elimina reflexos do chamado efeito-calendário, como feriados e quantidade de dias úteis.

LUGAR DE MULHER

O time feminino do Corinthians entrará em campo nas próximas partidas exibindo, nas camisas, frases como: “Mulher é na cozinha e não jogando futebol”, “Futebol feminino só vai ser bom quando acabar”, “Mulher não pode estar no futebol” e “Futebol é só de macho.”

ASSINATURA

A performance faz parte de uma campanha de combate ao preconceito no futebol feminino. Foi criada pela Young & Rubicam.

TÔ LIGADO

A venda de aparelhos de televisão, que costuma ser aquecida na Copa do Mundo, cresceu 32% no site Mercado Livre entre 13 de março a 10 de abril em relação aos 30 dias anteriores.

TINTA FRESCA

A Revista Souza Cruz, publicação de cultura e comportamento que circulou na primeira metade do século 20, ganhará uma edição especial. O volume terá a participação dos escritores Ana Maria Gonçalves e J.P Cuenca e celebra os 115 anos da empresa homônima, que patrocinou o periódico.


CANTANDO JUNTO

A banda Radiohead fez show no domingo (22), no Allianz Parque. A atriz Bruna Lombardi, seu marido, Carlos Alberto Riccelli, e o filho do casal, o diretor Kim Riccelli, estiveram lá. O músico Junior Lima, sua mulher, a designer Monica Benini, prefeito Bruno Covas e o cantor Lucas Silveira, da banda Fresno, também compareceram, assim como os apresentadores Felipe Andreoli e Rafaella Brites.


CURTO-CIRCUITO

O Instituto Vladimir Herzog realiza o encontro Antonio Benetazzo — A Arte como Resistência. Nesta terça (24), às 19h30.

Abram Szajman comanda a inauguração do Sesc Paulista. No domingo (29), às 11h.

Antônio Maia e Ricardo Piragini palestram nesta terça (24) sobre o impacto da revolução tecnológica na advocacia. Às 19h, na rua Filinto de Almeida, 42.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.