Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Nove rolos de pergaminhos com manuscritos da Torá em hebraico que pertenciam ao acervo do Museu Nacional foram salvos do incêndio que destruiu a sede da instituição no domingo (2). 

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os documentos datados de até mil anos atrás –e adquiridos por dom Pedro 2º– haviam sido transferidos para a seção de obras raras da Biblioteca do Horto. 

Também conhecido como Pergaminhos Ivriim, o material é tombado pelo Iphan desde 1998. 

Mais antigo do país, o Museu Nacional é subordinado à UFRJ e está instalada em um palacete imperial. Fundada por dom João 6º em 1818, a instituição completou 200 anos em junho. 

Seu acervo, com mais de 20 milhões de itens, tem perfil acadêmico e científico, com coleções focadas em paleontologia, antropologia e etnologia biológica. Menos de 1%, porém, estava exposto.

O museu guardava o meteorito do Bendegó, o maior já encontrado no país, e uma coleção de múmias egípcias. Também o crânio de Luzia, a mulher mais antiga das Américas. Além de coleções de vasos gregos e etruscos (povo que viveu na Etrúria, na península Itálica).

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.