Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Pelo menos 18 adolescentes seguem irregularmente presas em dez estados

Delas, cinco estão grávidas e 13 já são mães; o levantamento foi feito pelo Instituto Alan

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Menor presa em São Paulo
Menor presa em São Paulo - Lalo de Almeida/Folhapress

Pelo menos 18 adolescentes –cinco grávidas e 13 mães– ainda estão irregularmente presas em dez estados. O levantamento foi feito pelo programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, junto aos órgãos responsáveis pelo sistema socioeducativo.

CONTRAMÃO 

Segundo o instituto, a manutenção da privação de liberdade das jovens vai contra o habeas corpus coletivo, deferido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que assegura a mulheres e adolescentes grávidas, lactantes e mães de crianças de até 12 anos o direito de aguardar o julgamento em casa.

PEDIDO 

O Alana enviou uma petição ao STF para a regularização imediata da situação

PÁREO 

Funcionários do Jockey Club de SP estão há seis meses sem receber seus salários. Segundo o sindicato que representa os empregados da instituição, também há risco de eles perderem seus planos de saúde por atrasos nas mensalidades. O grupo, que afirma reunir 300 funcionários do Jockey, estuda entrar em greve. 

DURO 

De acordo com o sindicato, a folha de pagamentos dos funcionários gira em torno de R$ 700 mil mensais. O presidente do Jockey Club de SP, Benjamin Steinbruch, não se manifestou.

BAIXAS 

Na quarta (26), o diretor administrativo e financeiro do Jockey, Marcelo Alevato, renunciou ao cargo. Em agosto, Luís Blecher também deixou o posto de diretor executivo da instituição.

FRONTEIRAS 

O advogado Luiz Olavo Baptista, ex-presidente do órgão de apelação da OMC (Organização Mundial do Comércio), enviou cinco perguntas para os presidenciáveis sobre a política internacional brasileira. “Lendo as respostas, percebi que nosso futuro não tende a melhorar neste assunto”, diz ele. 

FRONTEIRAS 2 

Dos 24 políticos, só quatro responderam: os presidenciáveis Alvaro Dias (Podemos) e Fernando Haddad (PT) e os vices Ana Amélia (PP), de Geraldo Alckmin (PSDB), e Christian Lohbauer (Partido Novo), de João Amoêdo. “Os candidatos têm conhecimento superficial sobre política internacional”, conclui Baptista.


 

A empresária Veronica Bocelli
A empresária Veronica Bocelli - Divulgação

'Ninguém é Mulher-Maravilha', diz Veronia Bocelli

“Nós tentamos alimentar o estômago para depois alimentar a alma”, diz a empresária italiana Veronica Berti Bocelli sobre a Fundação Andrea Bocelli, da qual é vice-presidente.

 

Criada em 2011 pelo tenor italiano que dá nome à instituição, e com quem Veronica é casada desde 2014, a fundação capacita pessoas e comunidades em situações de pobreza. A entidade já construiu cinco escolas no Haiti e duas na Itália.

 

Veronica está no Brasil acompanhando o músico, que se apresenta neste sábado (29) e no domingo (30), no Allianz Paque, em São Paulo. Ela conversou com a coluna por telefone.

 

Como você avalia a cena da música clássica atualmente? 
Meu marido sempre repete que independentemente do que você está fazendo, você deve saber que está fazendo o seu melhor. Ele não gosta de ser classificado como artista crossover [que mistura elementos de estilo clássico com música popular] e diz que é preciso respeitar as regras que cada gênero impõe. Se ele fosse convidado para apresentar uma música clássica como um astro de rock, a resposta seria não.

Você acredita que é necessário adaptar o trabalho que a fundação realiza? 
Todos os dias nós temos que nos adaptar levando em consideração o que a sociedade está nos pedindo. Não acredito que somos capazes de mudar o mundo em um curto período, mas que podemos deixá-lo melhor. 

Você pretende elaborar projetos que lutam contra as desigualdades de gênero? 
Eu quero ser escolhida porque eu sou a melhor no que eu consigo fazer e não porque eu sou mulher. Nos nossos projetos nós sempre tentamos dar oportunidades a quem quer se expressar, independentemente 
de seu gênero.

Você participou de uma reunião da Comissão sobre a Situação das Mulheres da ONU. 
Ninguém é Mulher-Maravilha, isso não existe. Se você está fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, significa que em alguma delas você não está totalmente focada.


NA TELA 

Em reunião do Conselho Superior de Cinema na quinta (27), foi determinado que os membros do comitê terão até o dia 19 de outubro para chegar a um consenso sobre a regulação do vídeo sob demanda no Brasil.

NA TELA 2 

Caso isso não aconteça, caberá ao Ministério da Cultura elaborar uma proposição a partir das contribuições recebidas e decidir se encaminhará ao Congresso Nacional.

PASSAPORTE 

Um trabalho inédito no Brasil do artista alemão Lothar Baumgarten estará na coletiva “Invenção de Origem”, na Pina Estação, em São Paulo. A mostra, que abre dia 10 de novembro, também reúne obras dos brasileiros Antonio Dias, Carmela Gross, Solange Pessoa e Tunga.

NO PALCO 

O cantor Lulu Santos será a atração principal da primeira edição do Nômade Festival, realizado no Memorial da América Latina, no dia 15 de dezembro.


TROFÉU

As atrizes Deborah Secco e Gloria Pires foram à entrega do Prêmio Profissionais do Ano, realizada na Oca, no parque Ibirapuera, na quinta (27). Os atores Thiago Lacerda, Murilo Benício e Grazi Massafera também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Yamandu Costa e outros músicos se apresentam no lançamento do Violab. Neste sábado (29), às 21h, no Auditório Ibirapuera. 

A cantora Belô Velloso lança neste sábado (29) seu disco “The Old Fashioned Way” em plataformas digitais. 

O Parque Buenos Aires, no bairro de Higienópolis, recebe o festival de jazz Music in the Park. No domingo (30), das 10h30 às 16h. 

Ocorre no domingo (30), das 10h às 19h, o 12º Deu Jazz na Pompeia. Na rua Ministro Ferreira Alves, em São Paulo. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.