Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro diz ao TSE que vídeo com ataque ao STF não é dele

A coligação do presidenciável recorreu ao tribunal pedindo que o YouTube remova o conteúdo do site

A coligação de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que o Google retire do YouTube um vídeo que faz a propaganda do candidato —e, no final, ataca ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL)
O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) - Mauro Pimentel/AFP

VERSO 

Sempre mostrando o número 17, de Bolsonaro, o vídeo começa com imagens do campo e trilha sonora de Zezé di Camargo e Luciano. No verso “feito mal que não tem cura/ estão levando à loucura/ o país que a gente ama” aparecem imagens de Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli e de Celso de Mello, decano do tribunal.

TOP 

O filme, de grande qualidade técnica, foi distribuído via WhatsApp e chegou ao conhecimento dos magistrados na quinta (11), gerando mal-estar.

DE FRENTE 

Um dia depois, os advogados disseram ao TSE  que a peça não é “de responsabilidade” de Bolsonaro. E prejudica a sua imagem “na medida em que o coloca em linha de colisão com a atuação do Poder Judiciário”, induzindo o eleitor a acreditar que ele “seria antidemocrático”.


FATOS REAIS

Os cineastas Anna Muylaert, Alice Gomes e René Sampaio foram à estreia do filme “A Última Abolição”, no Cine Sesc, na quinta (11). O gerente do Cine Sesc, Gilson Packer, também passou por lá. 


DE TUDO 

Antes do atestado médico que dizia que Jair Bolsonaro (PSL-RJ) não poderia participar de debates, a TV Globo e a Band se reuniram com a assessoria dele e a de Fernando Haddad (PT-SP) propondo um formato para facilitar o comparecimento do capitão reformado.

POLTRONA 

Em vez de chamar eleitores indecisos para fazer perguntas, o que obrigaria os candidatos a se locomoverem pelo cenário, a Globo propôs que o debate fosse direto entre os dois, que ficariam sentados em poltronas. A Band, que tem sede em SP, se propôs a fazer o debate no Rio.

AVISOS 

A Secretaria Municipal da Fazenda determinou o dia 6 de novembro como limite para que prestadores de serviços coloquem, em lugar visível, um cartaz informativo sobre a necessidade da emissão da nota fiscal. A exigência é de lei aprovada em 2017.

PRÊMIOS 

A pasta pretende diminuir a sonegação e melhorar a arrecadação. E sorteia R$ 1 milhão por mês para quem pede nota.


SEM LÓGICA

A atriz Jéssika  Menkel estreou a peça “Cálculo Ilógico”, dirigida por Daniel Herz, na semana passada, no Top Teatro. A atriz Gabriela Checchia e o ator Felipe Mônaco compareceram. 


ALÔ! SOM! 

A Secretaria Municipal de Cultura comprou novos equipamentos de som e luz para todas as casas de cultura da cidade. O custo total do projeto foi de R$ 1 milhão. Os novos kits, como são chamados os materiais para iluminação e áudio, devem ser entregues ainda neste mês. 

PARA CEGO VER 

E a secretaria vai transformar as 54 bibliotecas da capital em acessíveis para deficientes visuais. A pasta já havia comprado 15 unidades do aparelho OrCam MyEye, uma espécie de óculos que escaneia e transforma textos em áudio.

MÃOS LIVRES 

Artigos de cama e mesa produzidos por presidiárias da Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, no interior de SP, serão leiloados na terça (16). O evento, promovido pelo Instituto Humanitas360, também marcará o lançamento da marca Tereza, criada para impulsionar cooperativas formadas por detentos e ex-detentos.


ABECEDÁRIO

O artista gráfico Elifas Andreato lançou, na semana passada, o livro “A Maior Palavra do Mundo, uma Fábula Alfabética”, com desenhos do ilustrador Fê. A também artista Laura Andreato, seu filho Nuno e o editor Cândido Grangeiro foram ao evento, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.  


CURTO-CIRCUITO

O livro “Tributação da Economia Digital - Desafios do Brasil” será lançado na terça (16), na Livraria da Vila da alameda Lorena. Às 18h30.  

Adriana Barbosa, do Instituto Feira Preta, participa do programa Itaú Mulher Empreendedora, que ocorre na quarta (17), das 8h30 às 12h30, no Itaú Cultural. 

Começa neste sábado a 6ª edição do SP_Urban Digital Festival, com ação de mapeamento de vídeo no Centro Cultural Correios, no vale do Anhangabaú. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.