Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Equipe de Maluf deve entregar apartamento de Brasília na próxima semana

Imóvel tem quatro quartos e guarda as coisas do parlamentar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado Paulo Maluf deixa o distrito policial após passar por exame de corpo delito
O deputado Paulo Maluf deixa o distrito policial após passar por exame de corpo delito - Nelson Antoine/Folhapress

A equipe de Paulo Maluf (PP-SP) já foi notificada e deve entregar o apartamento de quatro quartos que ainda ocupa em Brasília na próxima semana.

PORTA-RETRATO


O imóvel guarda as coisas do parlamentar, que foi afastado do cargo em fevereiro. Há lá ainda, por exemplo, 15 ternos e uma dezena de camisas passadas, dobradas e guardadas em saquinhos plásticos, além de sapatos, chinelos e produtos de higiene pessoal. A mobília também pertence a ele.

MORDE, ASSOPRA

O presidente do PDT, Carlos Lupi (RJ), esteve com Lula nesta semana. O candidato do partido dele à Presidência é Ciro Gomes, que recentemente aumentou o tom de suas críticas ao PT e ao próprio ex-presidente.

PALAVRAS

O ministro Mendonça Filho (MEC) ainda não fez representação formal contra a criação de um curso sobre o “golpe de 2016” na UnB (Universidade de Brasília). A afirmação dele de que pediria investigação para verificar se houve “improbidade administrativa” dos criadores da disciplina provocou polêmica. Depois dela, mais de dez universidades abriram cursos sobre o mesmo tema.

PALAVRAS 2

Mendonça Filho, no entanto, ainda não acionou os órgãos de controle. 

 

Segundo interlocutores dele, não é certo que o fará.

HONRA

E o ministro entregará nesta quinta (7) a medalha do mérito educacional a duas personalidades que estão em campo político oposto ao dele: o governador do Ceará, Camilo Santana (PT-CE), cujo estado tem o melhor desempenho do país na alfabetização infantil, e Jarbas Vasconcelos (MDB-PE). 

 

Quando Vasconcelos governou Pernambuco, o estado deu um salto e hoje tem as melhores notas entre as escolas públicas no Ideb, que avalia a educação básica.


 

Retrato do cantor Supla
Retrato do cantor Supla - Mateus Mondini

FORA DA LEI


O cantor Supla lançará seu novo álbum, “Ilegal!”, com um show no Auditório Ibirapuera em 6 de abril.

 

O disco é uma crítica ao muro que o presidente americano Donald Trump quer construir na fronteira do país com o México.


TODOS POR UM

As OABs de SP e do RJ vão apresentar nesta quarta (7) um pedido de habeas corpus no TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) em favor do jurista Rafael Valim. Professor da PUC, ele sofreu busca e apreensão em sua casa e também no escritório no âmbito da operação que investiga a Fecomércio do Rio.

LINHAS TORTAS

O advogado Cristiano Maronna, que representa Valim e assina o pedido, diz que “a violação de prerrogativas no caso dele ultrapassa o indivíduo. É na verdade um atentado à advocacia”, daí a adesão das entidades à iniciativa. Ele conta que Valim foi grampeado, o que também não poderia ter ocorrido. “A lei garante a inviolabilidade de ligações e do escritório dos advogados”, afirma.

LINHAS TORTAS 2

Valim tinha contrato com a Fecomércio, cujo presidente, Orlando Diniz, está preso. A Justiça autorizou as interceptações telefônicas do dirigente e de seus “empregados pessoais”—e Valim acabou incluído.

GUARDA-COSTAS 

Já existem duas ações populares contra o decreto assinado por João Doria (PSDB-SP) que disponibiliza segurança para prefeito e familiares por até um ano após deixar o cargo. O primeiro a protocolar um pedido de liminar para suspender os efeitos foi o advogado Paulo Leme Filho, nesta terça (6). 

GUARDA-COSTAS 2

O presidente do PT de SP, Paulo Fiorilo, e o advogado Vitor Marques, que é membro do setorial jurídico do partido, vão protocolar na quinta (8) uma ação popular por danos ao erário, enriquecimento ilícito e violação aos princípios da administração pública. 

 

A Prefeitura de São Paulo diz que o decreto segue as esferas federal e estadual e que “não haverá aumento de efetivo do dispositivo de segurança existente atualmente nem de custos”. 

VISITA

A cineasta argentina Lucrecia Martel virá ao Brasil no fim deste mês para o lançamento de seu filme “Zama”. Ela participará de debates em cinemas e universidades e de uma sessão comentada do longa “O Pântano” no Instituto Moreira Salles de São Paulo.


LETRAS E LIVROS

O Farol Santander realizou nesta segunda (5) o coquetel de abertura da exposição “Saramago — Os Pontos e a Vista”. A escritora espanhola Pilar del Río, viúva de José Saramago, a pré-candidata à Presidência Manuela D’Ávila (PC do B), o escritor Milton Hatoum, a cartunista Laerte e o diretor do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, compareceram ao evento. O cônsul de Portugal, Paulo Lourenço, e a consulesa, Mafalda, também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Adriana Nunes e Similião Aurélio estreiam na quinta (8) a peça “Mercedez, com Z”. Às 21h, no Teatro Raul Cortez.

Clóvis de Barros Filho faz palestra no Congresso Internacional sobre Inovação e Mediação. Nesta quarta (7) e quinta (8), no Tribunal de Justiça do RJ.

A sede do Instituto Alana no Jardim Pantanal completa três anos com programação cultural gratuita. Nesta quarta (7), a partir das 14h.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.