Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Equipe de Jair Bolsonaro já estabelece pontes com o Ministério Público Federal

Onyx Lorenzoni, indicado para a Casa Civil em eventual governo de Bolsonaro, abriu diálogo com procuradores

A equipe de Jair Bolsonaro já estabelece pontes com o MPF (Ministério Público Federal). O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), indicado pelo presidenciável para a Casa Civil em seu eventual governo, abriu diálogo com procuradores.

O candidato à Presidência Jair Bolsonaro
O candidato à Presidência Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress

A BOMBA 

Entre seus interlocutores está José Robalinho, presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República). Os dois conversaram depois que Bolsonaro declarou à TV Globo que não respeitará a lista tríplice que procuradores elegem para indicar o procurador-geral da República.

A BOMBA 2 

A categoria ficou de orelha em pé com as declarações. Muitos entenderam que Raquel Dodge, atualmente no comando da PGR (Procuradoria-Geral da República), está com os dias contados.

A BOMBA 3 

Segundo o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, que liderou a Operação Lava Jato, se desprezar a lista tríplice, Bolsonaro “estará desrespeitando a vontade da instituição. E retornará a uma prática do governo FHC [Fernando Henrique Cardoso] que se revelou ruim para o país. Um Ministério Público livre de amarras é essencial para a democracia”.

O BOMBEIRO 

Lorenzoni foi defensor das dez medidas anticorrupção que procuradores apresentaram ao Congresso. Por isso, mantém canal aberto com alguns deles.

FOGO BAIXO 

Integrantes experientes do MPF acreditam que haverá uma tentativa de se chegar a um meio-termo: Bolsonaro aceitaria escolher o novo procurador-geral entre os três mais votados da categoria —que, em troca, se articularia para evitar que todos os eleitos fossem “esquerdistas”. 

EM LINHA 

Os mesmos procuradores lembram que Lula e Dilma Rousseff sempre escolheram o primeiro da lista tríplice —mas que todos eles tinham o perfil progressista que se encaixava nas preferências dos governos petistas.

POR CIMA 

Depois que o MPF começou a tocar uma série de investigações contra o partido, houve uma saia justa. Mas os dois presidentes optaram sempre por reconduzir os que já comandavam a PGR para o cargo.


MULHER SERTANEJA

O músico e escritor Zuza Homem de Mello, a dramaturga Maria Adelaide Amaral e o museólogo Fábio Magalhães foram à pré-estreia do documentário “Inezita”, na quinta (18), no Instituto Moreira Salles. A psicanalista Maria Rita Kehl e o diretor do filme, Helio Goldsztejn, também passaram por lá. 


PAI 

Joesley Batista, da JBS, vai ser pai mais uma vez. A mulher dele, Ticiana Villas Boas, está grávida de três meses. Os dois já têm um filho, que também chama Joesley.

MÃE

A jornalista estava passando uma temporada nos EUA, onde fazia um curso de cinema, mas chegou esta semana em SP para acompanhar a gravidez perto do marido e de seus médicos. Ela voltou a frequentar restaurantes e a ir ao salão de beleza.

PEREGRINAÇÃO

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou a criação da rota integrada das missões jesuíticas entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O caminho conecta 19 ícones da história da colonização jesuítica na região, reconhecidos pela Unesco como patrimônios mundiais da Humanidade. 

DIVISÃO

O BID já disponibilizou R$ 390 milhões que serão distribuídos para os cinco países para a fase de infraestrutura. Segundo o ministério, o banco tem classificado a rota como uma das mais amplas do mundo, equiparável ao peso histórico e cultural da ferrovia Transiberiana e da Rota 66, nos Estados Unidos.

SANTIDADE

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, quer que o papa Francisco participe da promoção do roteiro. “Ele é argentino e jesuíta, conhece a importância histórica desse roteiro para os cinco países”, disse.

TELONA

O filme “Uma Noite Não É Nada”, de Alain Fresnot, terá a sua primeira exibição neste sábado (20), às 22h30, na 42ª Mostra Internacional de Cinema de SP. O ator Paulo Betti, que integra o elenco, estará presente. A trilha sonora tem músicas inéditas de Arrigo Barnabé. A produção deve ser lançada no circuito comercial em 2019.


PEDRA E PAPEL

O escritor Pedro Bandeira, a cineasta Daniela Thomas e a curadora Adriana Lins foram à inauguração da Casa Melhoramentos, na quarta (17), na zona oeste de São Paulo. O presidente do conselho da Melhoramentos, Alfredo Weiszflog, e o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli, estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

Os atores Danilo Mesquita e Ravel Andrade apresentam o projeto de música Beraderos. No domingo (21), às 20h, na Casa do Baixo Augusta. 

O banco Santander fechou parceria com a SPFW, que começa no domingo (21), no Farol Santander. 

A Outra Feira reúne obras de artistas independentes no b_arco. No sábado (20) e domingo (21), às 14h. 

O Ministério Público do Trabalho promove a ação #NãoSomosEscravosDaModa

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.