Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Processo de inelegibilidade de Dilma deve ser julgado nesta semana

De acordo com um ministro do TSE , a tendência é permitir que ela permaneça na disputa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O processo de inelegibilidade de Dilma Rousseff (PT-MG) deve ser julgado até o fim da semana, antes das eleições.

Dilma Rousseff faz campanha em Ouro Preto
Dilma Rousseff faz campanha em Ouro Preto - AFP

URNA 

De acordo com um ministro do TSE (Tribuna Superior Eleitoral), a tendência é permitir que ela permaneça na disputa em 2018. Mas pode haver votos contrários à ex-presidente.

MIRA 

O PDT defendeu na quarta (3) que Ciro Gomes (PDT-CE) eleja Fernando Haddad (PT-SP) como alvo principal no debate da TV Globo que ocorre nesta quinta (4).

EXÉRCITO 

Jair Bolsonaro (PSL-RJ) saltou de 30% para 40% dos votos entre os evangélicos neopentecostais entre meados de setembro e o começo desta semana, de acordo com o Datafolha. No fim de semana, ele recebeu o apoio do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus.

PAPO

E Bolsonaro é o presidenciável que tem menos capacidade para se articular com deputados e senadores caso seja eleito para comandar o Brasil. A conclusão se baseia em um levantamento que ouviu 51 líderes partidários, presidentes de comissões e políticos atuantes em diferentes frentes no Legislativo. 

TORTO 

Apenas 1,75% dos parlamentares consultados considera Bolsonaro alguém com capacidade de articulação. Geraldo Alckmin (PSDB-SP) foi o mais citado como bom articulador (59,6% dos ouvidos). 

 

Fernando Haddad (PT) ficou em segundo lugar, mencionado por 17,54%. O estudo foi realizado pelo site Congresso em Foco em parceria com a agência de comunicação FleishmanHillard Brasil. 

ORAÇÃO 

Lula montou uma espécie de altar em sua cela na custódia da Polícia Federal de Curitiba, onde está preso desde abril. O ex-presidente tem colocado em uma mesinha ao lado da cabeceira da sua cama os presentes que ganha dos líderes religiosos que o visitam às segundas-feiras. 

TODOS OS SANTOS 

Dividem o espaço os terços, que vieram do Vaticano, algumas imagens de santos e orixás, uma bíblia, figurinhas de santos e um escapulário. 


 

O maestro João Carlos Martins
O maestro João Carlos Martins - Gabriel Nogueira

CARTA MAGNA

O maestro João Carlos Martins vai tocar o “Hino Nacional” ao piano em cerimônia que celebra os 30 anos da Constiuição Federal, nesta quinta (4), no STF, em Brasília; “É a primeira vez que eu vou me apresentar vestido todo de branco”, diz o músico, que escolheu a cor pelo fato de representar a paz —a foto acima foi tirada na Vila Madalena, em SP.


UNIÃO 

A campanha do candidato ao governo de SP Rogerio Chequer (Novo) pediu as assinaturas dos outros postulantes ao cargo para reforçar um pedido à Justiça para que Chequer participasse do debate na Globo, na terça (2). Apenas Paulo Skaf (MDB) e Marcelo Candido (PDT) aderiram. 

OU NÃO 

O Tribunal Regional Eleitoral de SP negou o pedido de liminar de Chequer (Novo) exigindo que a Globo o convidasse para o debate. Para o juiz Paulo Sergio de Carvalho Galizia, não houve “irregularidade no fato de o candidato não ter sido convidado”. 

SEGURA... 

O locutor de rodeios Asa Branca lançou dois álbuns musicais: “Rodeio” e “Pegada do Cowboy”. O segundo título, feito em parceria com o compositor Rancharia, marca sua estreia como intérprete. 

...PEÃO 

Asa já havia lançado um disco de coletâneas no auge de sua fama, em 1996. “Rodeio” e “Pegada do Cowboy” estão disponíveis em todas as plataformas digitais.  


MEMÓRIA

As atrizes Regina Duarte e Marisa Orth, além do ator Renato Borghi, compareceram à cerimônia em celebração à atriz Beatriz Segall, no auditório Masp, na terça (2). O evento foi conduzido pelo diretor José Possi Neto. 


MINHA LÍNGUA 

Cursos universitários de licenciatura em português já são oferecidos em 20 universidades na China. Segundo informações da embaixada chinesa, no Brasil apenas a USP, em São Paulo, tem o curso de Letras com habilitação em mandarim.

SALVE 

A Prefeitura de SP receberá cerca de R$ 27 milhões da Inglaterra para investir em programas de mobilidade. O valor será repassado pelo Prosperity Fund, fundo de cooperação do governo britânico com ações de desenvolvimento urbano sustentável. 

A RAINHA

A assinatura da liberação dos recursos ocorre na sexta (5), em Brasília. 


MESA POSTA

O embaixador de Portugal, Jorge Cabral, homenageou os jurados do Prêmio Engenho de Comunicação em almoço na sua casa, em Brasília, na sexta (28). O ministro Marco Aurélio Mello do STF, o ministro Bruno Dantas do TCU e a presidente do prêmio, Kátia Cubel, passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O escritório Costa Pereira e Di Pietro Advogados promove debate sobre o cenário eleitoral com Alexandre Machado, Denise Campos de Toledo e Rubens Figueiredo. Nesta quinta (4), às 18h, no Sutton Clube e Restaurante. 

Estreia nesta quinta (4), às 21h, no Teatro Bibi Ferreira, a peça “Laboratório Sexual - Que Comece o Jogo”, de Jean Dandrah.

Será inaugurada nesta quinta (4) a exposição “Símiles”, de Mary Carmen Matias. Às 19h30, no Instituto Cervantes. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.