Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministro do Meio Ambiente quer discutir maior efetividade à fiscalização ambiental

Ele apoia liberação de projetos de baixo impacto ambiental mediante autodeclaração dos responsáveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entrevista com o ministro do Ambiente, Ricardo Salles
Entrevista com o ministro do Ambiente, Ricardo Salles - Folhapress

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pretende reunir nos próximos dias autoridades do meio ambiente das esferas estaduais e federal, e a Agência Nacional de Mineração, para discutir “resoluções e medidas infralegais” que “possam racionalizar e dar maior efetividade” à fiscalização da área.

FOCO 

Ele é um entusiasta da liberação de projetos de baixo impacto ambiental mediante apenas uma autodeclaração dos responsáveis, e não depois da análise de fiscais ambientais “que cuidam de coisas sem relevância em vez de focar no que importa”. 

FOCO 2 

“A grosso modo, em vez de 60 fiscais se dedicarem a esses projetos, eles poderiam se somar aos que aprovam e fiscalizam projetos de médio e alto impacto ambiental, como as barragens”, diz. O tema está em discussão no Congresso.

NA MADEIRA  

Salles diz que sempre cita o exemplo de um marceneiro em SP que não conseguia licenciamento para operar seu negócio porque não tinha um exaustor sobre a planta de corte.


 

O bailarino e coreógrafo Ismael Ivo
O bailarino e coreógrafo Ismael Ivo - Felipe Damasceno

NA AVENIDA

Diretor do Balé da Cidade de SP, o bailarino e coreógrafo Ismael Ivo será homenageado pela escola de samba Vai-Vai no Carnaval deste ano; ele será o destaque do último carro do desfile, que tem como tema “O Quilombo do Futuro”


EM NOME... 

O biólogo Luiz Ricardo Simone descobriu um novo gênero e espécie de molusco e escolheu o nome científico de “Lavajatus moroi”, em homenagem à operação Lava Jato e ao ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro

...DO PAI 

Simone é malacologista —estudioso de moluscos— e trabalha no Museu de Zoologia da USP. A espécie é um tipo translúcido que vive em cavernas da região de Santa Quitéria no Ceará.

REGISTRO HISTÓRICO 

 A descoberta e o nome escolhido foram publicados na revista científica alemã “Spixiana” em dezembro do ano passado.

CATRACA 

O Masp registrou seu maior público em um único dia na última sexta (25), aniversário de São Paulo, com 7.049 pessoas —o recorde anterior era de 6.471 visitantes que passaram pela instituição na mesma data, em 2018.

CATRACA 2  

Nos dois anos, o museu teve entrada gratuita e horário de visitação estendido.


MEMÓRIA

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Federação Israelita do Estado de SP e a Congregação Israelita Paulista promoveram no domingo (27) um ato solene na Sinagoga Etz Chaim. A sobrevivente do Holocausto Rita Braun, o historiador Leandro Karnal, o senador José Serra e a líder espiritual Monja Coen compareceram. 


CIRCULANDO 

A banda Gang 90, fundada nos anos 1980 por Júlio Barroso, voltará a se reunir neste ano. Com shows já agendados para 23 e 24 de fevereiro em São Paulo, o grupo lançará também um livro com textos e poesias de seu primeiro líder. E pretende circular por outras capitais do país.

PRESENTE 

“Todo o rock brasileiro dos anos 80 foram influenciados por ele e pela banda. Queremos preservar a sua memória e apresentá-lo às novas gerações”, diz Taciana Barros, que integra o grupo.

PRESENTE 2 

Os shows terão convidados especiais como Edgard Scandurra e Filipe Catto, entre outros.

LINHAS 

A biografia não autorizada de Anitta, escrita por Leo Dias, será lançada no dia do aniversário dela —30 de março. No livro, o jornalista fala sobre a dedicação da cantora ao Candomblé.

ESTILO 

Segundo o jornalista, a cantora chega a passar uma semana num terreiro em Nova Iguaçu, no Rio. O babalorixá dela opinaria nas roupas e até no título de canções.

IDEIA 

Um levantamento da consultoria de comportamento Consumoteca diz que 29% dos brasileiros associam as Forças Armadas ao termo “patriotismo”. O estudo entrevistou mil brasileiros de 18 a 40 anos e perguntou “qual das palavras a seguir [elencadas pela pesquisa] você acha que está mais relacionada com o tema Forças Armadas/militares?”

CONEXÃO 

O termo “guerra” foi o segundo mais relacionado (25%), seguidos de disciplina (14%) e segurança (12%). A palavra “ditadura” foi apontada por 6% dos ouvidos.

NOVO ENDEREÇO 

O ex-secretário municipal de Educação de SP Alexandre Schneider aceitou um convite da Fundação Lemann para ser consultor sênior. Ele manterá outras atividades —mas nenhuma na área pública.


É PIQUE, É PIQUE

O cantor Paulinho da Viola, a cantora Pabllo Vittar e o rapper Rael se apresentaram no aniversário de SP, no vale do Anhangabaú, na sexta (25). O secretário municipal da Cultura, Alê Youssef, passou por lá.


CURTO-CIRCUITO

O Kabbalah Centre reúne o astrólogo Michael Rehan e os professores Chagai Shouster, Miryam Basham, Yosef Basham e Batsheva Shouster para ritual de imersão. No dia 3/2.

O Grupo Sobrevento estreia na sexta (1º) a peça “Noite”, baseada em memórias de moradores do Brás, bairro paulistano. Às 20h30, na rua Coronel Albino Bairão, 42.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.