Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Parede do Teatro Oficina cede depois de temporal em São Paulo

Segundo relatos, a árvore que está localizada no interior do teatro balançou com os ventos e acabou rompendo a parede

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A forte chuva que atingiu São Paulo na tarde desta quarta (30) derrubou a parede do janelão de vidro do Teatro Oficina, localizado no bairro do Bexiga.

Segundo relatos de quem estava presente no momento, a árvore que está localizada no interior do teatro balançou com os ventos e acabou rompendo a parede —o solo próximo a ela chegou a rachar.

"O vento e a natureza foram nossas grandes amigas. Elas derrubaram os tijolos que estão em torno da árvore sagrada do Teatro Oficina", diz o diretor do teatro, Zé Celso Martinez.

Tapumes provisórios serão colocados para tampar o buraco. O incidente não vai afetar a temporada da peça "Roda Viva", que está em cartaz no espaço.

"A obra é uma iniciativa nossa, dando início ao processo de restauro que corre na secretaria de Cultura do Estado. O que aconteceu hoje mostra que essa reforma se tornou mais urgente do que nunca", diz a arquiteta ligada ao Oficina Marília Gallmeister.

Um processo de restauro deste muro já estava em andamento. Em novembro, o colegiado do Condephaat, conselho estadual de patrimônio, aprovou o projeto de escoramento e manejo da árvore, que foi plantada por Lina Bo Bardi. 

Para arrecadar fundos para o restauro, o Oficina passou a vender tijolos originais desta parede por R$ 2.500 cada. A primeira compradora, inclusive, foi a atriz Fernanda Montenegro. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.