Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Televisão

'Não conheço mulher que não passou por uma situação de assédio', afirma Dira Paes

Para a atriz, arte é 'antídoto contra a ignorância' e moralidade como solução de problemas é 'ilusão'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Dira Paes em entrevista para a coluna Mônica Bergamo
A atriz Dira Paes em entrevista para a coluna Mônica Bergamo - Ricardo Borges/Folhapress

Uma das lembranças que Dira Paes, 50, tem dos anos 1990 é a “atitude das apresentadoras da MTV”. “Nunca tinha visto na televisão nenhuma menina parar com aquela postura meio assim”, diz a atriz enquanto faz uma pose despojada, com as pernas descruzadas. “Tinha algo novo ali. Eu imitava aquele jeito de Marina Person [risos]”, conta, referindo-se a uma das VJs da emissora.

 

Dira está no ar com a novela “Verão 90”, cujo enredo se passa naquela década. Na trama, a paraense interpreta Janaína. “Ela é o despontar da mulher contemporânea. Não é como a Lucimar, de ‘Salve Jorge’ [que Dira interpretou], que não tinha espaço para o romance”, avalia. “É uma trama oportuna porque fala do feminino agindo na sociedade.”

 

Dira também atua no filme “Divino Amor”, exibido no festival de Sundance, nos EUA, na semana passada. “[O filme propõe] uma discussão que vale muito a pena a gente ter, da fé e do ser humano. Para onde ela te leva?”. A atriz conversou com a coluna nos Estúdios Globo, no Rio. 

BRASILIDADE

Não vim [para o Rio, aos 17 anos] achando que eu ia estrelar uma novela da Globo. Vim ser atriz, sem essa pretensão. Via poucas pessoas parecidas comigo na TV. O perfil de beleza era bem americanizado. Muito mais do que é hoje. A minha brasilidade representava um nicho de personagens. 

 

Hoje fico muito feliz de perceber que mesmo dentro dessa brasilidade tem uma paleta grande de personagens. Por exemplo, quando fiz “Amores Roubados” [série da Globo em 2014]. [A personagem de Dira] Era uma mulher muito bem sucedida. Mas eu não mudei muito pra fazer, não fui obrigada a pintar o meu cabelo de loiro. Então essa mulher é possível. 

 

Estamos em um processo [de aumento de diversidade de padrões na teledramaturgia]. Acredito que essa tendência de mudança é mundial. Os não brancos estão tentando ganhar representatividade em todos os nichos, e não ficar cerceado por estereótipo.

ATORES ATUANTES

Acho que só se manifesta [politicamente] quem quer. Ninguém é obrigado a nada. 

 

Nós [artistas] acabamos virando um vértice de ataque de parte da sociedade. Temos que lembrar que o Brasil passou por um processo eleitoral no qual o país estava dividido. 

 

Não foi só nessa eleição que eu me coloquei [no ano passado, ela postou mensagens contra o então candidato Jair Bolsonaro (PSL) e declarou voto em Fernando Haddad (PT)]. Sempre participei como cidadã. É natural em mim. 

 

A Lei Rouanet foi usada para criminalizar os artistas. Como todas as outras [leis], ela pode e deve ser atualizada. Mas dizer que ela não é funcional, isso não é real. Quem replica isso está vivendo numa ignorância.

RETROCESSOS

Me preocupo com a ilusão de que a moralidade é capaz de resolver os nossos problemas. 

 

Não adianta ser só contra o racismo. Tem que ser antirracista. Não adianta achar que nós queremos só empoderar as mulheres. Não. Nós precisamos falar de igualdade. De liberdade. De postura perante o que está errado. E não vamos jogar fora tudo o que a gente conquistou. 

 

No Brasil, para se esconder de problemas cruciais, a gente se estabelece em cima de problemas periféricos. Precisamos entender que somos um país machista, racista, preconceituoso e violento. Se a gente esquecesse o futebol e o Carnaval só um pouquinho e dissesse: “Realmente, nós somos isso. Vamos sair dessa sopa”. E qual é a saída disso? A dignidade. Que se dá através de educação, saúde, moradia.

FEMINISMO E ASSÉDIO

[Nunca tive a experiência] de ser coagida, imprensada, trancada [contra a sua vontade]. Mas já fui mexida em situações em que não podia me defender. Na rua, andando, ter que fugir. Tinha 12 anos quando tive o primeiro assédio. Eu e uma amiga estávamos na frente do colégio e um homem ficava manipulando o órgão genital dele pra fora. 

 

Acho que todas as mulheres já passaram por esse tipo de situação. É cotidiano. E é isso o que a gente tem que romper. Mostrar a importância da sororidade, que são mulheres ajudando mulheres. Não é uma disputa. O feminismo é uma tentativa de igualdade entre homens e mulheres. Hoje não somos iguais. No século 21 a gente continua enfrentando problemas do século 18.

 


Não conheço mulher que não passou por uma situação de assédio. Talvez se não passou é porque não sabia que estava passando. O assédio não é só físico. É moral também. 

JOÃO DE DEUS

Acho que todo mundo tinha curiosidade de conhecer Abadiânia [cidade em Goiás onde fica o centro espiritual do médium]. Eu fui porque estava fazendo um trabalho bem próximo e queria conhecer. Foi uma experiência maravilhosa. E pude observar que ele era um homem comum. Isso me chamou a atenção. Estar ali e poder ver os dois lados. 

O que me faz refletir sobre a questão. Pra ter o dom da cura, eu pensava que tinha que ser alguém conectado com a bondade. E isso [as acusações de estupro cometidos por ele] bagunçou o coreto de muita gente, porque você vê um homem que tem um dom e não necessariamente é do bem. Agora, sem dúvida nenhuma, ele é um dos maiores pesadelos que a gente já teve aqui no Brasil. Isso precisa ser apurado. 

DIREITOS HUMANOS

[A atriz dirige a ONG Humanos Direitos, criada em 2003]. Tudo o que você infringe contra um ser humano volta em escala dominó até atingir algo que está em torno de você. Não aceito o que foi proposto pelos novos governantes de criminalizar aquilo que livra várias pessoas da miséria, que é o ativismo do terceiro setor. A palavra ativismo não pode cair na marginalidade. 

2018

Vejo como o ano de maior aprendizado de toda a minha vida. Desejo muito que tudo o que a gente viveu [no ano passado] sirva como combustível para a gente criar um novo normal. Estamos a caminho desse novo normal independente de qualquer governo. É uma pororoca que não vai ser freada. O que nos une é o afeto. Não só pelo Brasil, mas pelo espírito brasileiro. 

IDADE

[Completar 50 anos] Não tem uma chavinha que vira e faz clique. A minha idade é de uma mãe de um filho de dez anos e de um filho de três. Tive o primeiro com 38 anos. Foi natural. Foi prematuro, mas deu tudo certo. E não queria ser mãe de filho único. Tive três gravidezes naturais, mas não foram adiante. Aí decidi fazer uma assistida. E foi a melhor coisa que fiz. O Inácio e o Martim. Tenho idade pra eles. 

ESQUIZOFRENIA E ARTE

Vivemos a era na qual a gente mais se comunica e na qual a gente menos conhece as informações que propagamos. Estamos vivendo uma era esquizofrênica [risos]. A arte é o antídoto contra essa esquizofrenia social, a ignorância. Quando você vê um quadro, um filme ou uma peça, não precisa ter estudado para entender. Aquilo se conecta com a tua alma. Nesse sentido, ela [a arte] é a libertação total. Um lugar onde nós todos somos iguais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.