Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Associação de teatro repudia 'guerra cultural' convocada por diretor bolsonarista

Nota é divulgada depois de posicionamento do diretor Roberto Alvim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Associação dos Produtores de Teatro (APTR) publicou em uma rede social um posicionamento contrário à declaração do diretor de teatro Roberto Alvim, que convocou profissionais do teatro "que se alinham com os valores conservadores" para "aproveitamento em uma série de projetos". "Vamos criar uma máquina de guerra cultural", completou Alvim. 

O diretor de teatro Roberto Alvim
O diretor de teatro Roberto Alvim - Bruno Poletti/Folhapress

"Fazer uma convocação oficial de currículos de pessoas que se alinhem com o poder vigente é rasgar todos os compromissos de Estado assumidos com o povo brasileiro", diz o texto da APTR. "A Constituição Brasileira garante o direito à liberdade política e cultural. A APTR defende o direito dos trabalhadores do teatro, sem distinção".

Alvim, que afirma estar recebendo ataques do setor cultural desde que apoiou Bolsonaro, viajou na segunda (17) a Brasília, onde se encontrou com o ministro da Cidadania, Osmar Terra. Em conversas com interlocutores, o diretor diz que foi convidado para exercer um cargo no governo e que irá aceitar.

"O Roberto, como cidadão, tem o direito de pensar e agir desde que esteja dentro da lei, como ele quiser. A partir do momento em que é convidado para um cargo público a ideologia dele como cidadão não me importa. Mas importa ele como homem público e participante de um governo que aplica políticas de estado" diz à coluna Eduardo Barata, presidente da APTR. 

"Ele tem que estabelecer essa diferença entre homem privado e homem público. Ele é um diretor mega talentoso. Não concordo com as opiniões políticas e ideológicas dele, mas o respeito como homem do teatro", segue Barata. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.