Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Militantes da AP acusados de assassinar pai de presidente da OAB vão ao STF contra Bolsonaro

Sobrevivente daquele período procura ex-colegas e advogados para apresentar causa no STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ex-militantes da AP (Ação Popular), organização acusada por Jair Bolsonaro de assassinar Fernando Santa Cruz, o pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, vão apresentar uma queixa-crime por calúnia contra o presidente ao STF (Supremo Tribunal Federal).

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress

COLETIVO

Um dos sobreviventes daquele período, o cientista social Anivaldo Padilha, 79, está entrando em contato com outros ex-colegas e com advogados que possam assumir a causa. 

RISCO

“Nestes tempos de fascismo, de destruição do inimigo, de ódio, ele [Bolsonaro], com suas mentiras, nos coloca em risco. Nos deixa vulneráveis a agressões e ataques”, afirma Padilha.

PURA MENTIRA

O cientista político, que ficou exilado em Genebra, na Suíça, nos anos de chumbo, rebate ainda a afirmação de Bolsonaro de que a organização era um grupo sanguinário. “A AP nunca esteve envolvida na luta armada”, diz.

TÃO LONGE

“Mas, na época, isso não importava. Tanto que dizimaram o Partido Comunista, que era contra a luta armada”, afirma Padilha. Dirigentes da AP também foram presos, torturados, mortos ou exilados.

TÃO PERTO

Nos anos em que viveu na Suíça, Anivaldo Padilha trabalhou no Conselho Mundial de Igrejas. Era ele quem recebia e arquivava documentos sobre tortura que deram origem ao projeto Brasil: Nunca Mais, com a memória do período.

CORRENTE

E a Frente Povo Sem Medo, liderada por Guilherme Boulos, organizará um ato na próxima segunda (5) em defesa das vítimas da ditadura e da liberdade de imprensa. A concentração será no Masp. A ideia é, de lá, caminhar até o antigo DOI-Codi.

SALVA

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) não deve mais ser extinta. Jair Bolsonaro já teria se convencido de que ela deve sobreviver.

FOI BOM

A cantora Maria Rita e o músico Davi Moraes se separaram depois de oito anos de casamento. Eles têm uma filha, Alice, de 5 anos.


SALVA DE PALMAS

As atrizes Laura Cardoso, Nicette Bruno e Débora Falabella foram à cerimônia do 7º Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, no Teatro Sérgio Cardoso, na segunda (29). A atriz Bárbara Paz foi uma das apresentadoras da noite. O ator Otávio Müller também esteve na premiação.


 

PRATO FRIO

O hacker Walter Delgatti Neto invadiu o celular de um professor depois que bombou em uma das disciplinas da Unaerp, a Universidade de Ribeirão Preto, onde cursava Direito.

PRATO FRIO 2

O advogado Samuel Pasquini, que dá aulas de Direito das Obrigações na universidade, diz que recebeu uma mensagem com um código de acesso ao Telegram no mesmo período em que reprovou Delgatti Neto.

QUE BELEZA

Nesta semana, os alunos confirmaram as suspeitas de Pasquini e contaram como Delgatti se vangloriava de ter hackeado o celular dele.

MESMA PRAÇA

A diretoria da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de SP) diz que não recebeu projeto de alteração de local do entreposto do atual endereço para um novo terreno. “Não há manifestação oficial do governo federal sobre mudança”, diz o diretor jurídico da Ceagesp, Christopher Aguiar. 

MESMO BANCO

“Qualquer manifestação sobre privatização do abastecimento é medida inconstitucional, pois a Constituição o estabelece como serviço público essencial e indelegável”, diz Aguiar. Ele afirma que cabe ao governo federal “a tomada de decisão nesse sentido, motivo pelo qual aguardamos a sua posição”.

OUTRAS FLORES

Em abril, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) aceitou transferir a gestão da Ceagesp da União para o estado de SP. O tucano também disse que o entreposto estaria em novo local até o fim de 2020. No começo deste mês, Doria passou a considerar um prazo de cinco anos para a mudança.
 

SACUDIM, SACUNDÁ

A atriz Isis Valverde e o rapper Mano Brown compareceram à pré-estreia do filme “Simonal”, protagonizado pelo ator Fabrício Boliveira, na segunda (29), no shopping Iguatemi. Os atores Caco Ciocler e Leandro Hassum também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Cesar Calejon e Adriano Vizoni lançam o livro “A Ascensão do Bolsonarismo no Brasil do Século XXI”. Nesta quarta (31), às 14h, na Bienal Internacional do Livro do Rio. 

O Eu Tu Eles Bar abre unidade na al. Joaquim Eugênio de Lima, 612. 

Os Racionais MC’s se apresentam em Brasília no dia 3 de agosto, em Curitiba no dia 17, no Rio no dia 24 e em SP nos dias 11 e 12 de outubro.

A Alcaçuz lança nova loja na rua Haddock Lobo, 1.604.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.