Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Força-tarefa da Lava Jato em Curitiba pode ser dissolvida em setembro

Sobrevivência do grupo está nas mãos da procuradora-geral Raquel Dodge

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, coordenada por Deltan Dallagnol, pode ser dissolvida em um mês —a partir de 9 de setembro. Nesta data, expira o prazo para o seu funcionamento.

 

O procurador Deltan Dallagnol
O procurador Deltan Dallagnol - Rodolfo Buhrer/Reuters

NA MÃO 

A sobrevivência da tropa especial de investigadores estará então nas mãos da procuradora-geral Raquel Dodge. É ela que tem o poder de renovar o prazo.

EU DIGO SIM 

As apostas de procuradores de Curitiba e de Brasília são que ela manterá a força-tarefa —mesmo depois do vazamento de mensagens em que Dallagnol fala mal dela e incentiva a divulgação de informações que poderiam desgastá-la.

RESTA A DÚVIDA 

A análise, no entanto, não é consensual.


 

Os cantores Maria Gadú e Chico César
Os cantores Maria Gadú e Chico César - Flora Pimentel

DOIS EM UM

Os cantores Maria Gadú e Chico César apresentam show inédito no segundo dia do Coala Festival, em 8 de setembro, no Memorial da América Latina, em SP; eles interpretam músicas dos respectivos repertórios e inéditas.


PARE AGORA 

O PT entrará com um requerimento no TCU (Tribunal de Contas da União) para que o órgão suspenda liminarmente a decisão da Petrobras de romper contrato com o escritório do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. O pedido é assinado pelos deputados Gleisi Hoffmann (PT-PR), Paulo Teixeira (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS).

NÃO GOSTO DELE 

Eles alegam que há sinais de “retaliação e perseguição política [da Petrobras] tão somente porque, supostamente, o presidente da OAB teria desagradado a pessoa do presidente da República, numa verdadeira violação aos princípios da moralidade e impessoalidade”.

O ALVO 

Dias antes da medida, Santa Cruz havia sido atacado por Jair Bolsonaro. O presidente disse saber como o pai dele, Fernando Santa Cruz, que é desaparecido político, foi eliminado.

LEITURA 

O desembargador João Pedro Gebran Neto, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) decidiu anexar o depoimento do delator Carlos Armando Paschoal, da Odebrecht, ao processo das reformas do sítio de Atibaia, usado por Lula.

NA MARRA 

Nele, Paschoal diz que foi “quase que coagido” por procuradores “a fazer um relato sobre o que tinha ocorrido. E eu, na verdade, lá no caso, identifiquei o engenheiro para fazer a obra do sítio. Tive que construir um relato”.


REPERTÓRIO

A atriz Vera Holtz e a cantora Fabiana Cozza foram ao show “Grandes Temas”, do tenor Jean William, na quinta (8), no Teatro Procópio Ferreira. A cineasta Monique Gardenberg também passou por lá.


PAPEL E CANETA 

A cartunista Laerte assina a ilustração que estampará a capa do disco “Planeta Fome”, de Elza Soares. O trabalho será lançado no dia 13 de setembro.

JOGO... 

O Teatro Oficina vai encenar um trecho da peça “O Bailado do Deus Morto”, escrita por Flávio de Carvalho, na abertura da exposição que homenageia o artista, na Galeria Almeida e Dale, em SP, no dia 17 de agosto. 

... DE CENA 

Com direção de Marcelo Drummond, os 12 atores vão vestir réplicas de máscaras que foram criadas por Flávio e que, após a apresentação, serão expostas para o público.

JUNTO E MISTURADO 

A Prefeitura de São Paulo vai receber até o dia 15 de agosto propostas de organizações interessadas na instalação e curadoria de um espaço público de coworking na Biblioteca Mário de Andrade. A organização escolhida receberá R$ 143 mil para gerir o espaço.


PORTAS ABERTAS

O cantor Caetano Veloso e os filhos Moreno Veloso (à esq.) e Tom Veloso (à dir.) fizeram show na festa de inauguração dos novos estúdios da Globo, no Rio, na quinta (8). Os apresentadores Angélica e Luciano Huck e os atores Tony Ramos e Ney Latorraca compareceram, assim como a também apresentadora Ana Furtado e o diretor de gênero da Globo Boninho.
 


CURTO-CIRCUITO

O Espaço Cultural Porto Seguro inaugura exposição de Carlos Moreira. Neste sábado (10), às 11h. 

O Adelina Instituto abre seu projeto de residência artística neste sábado (10)

Duda Lima inaugura neste sábado (10) o espaço Vinho & Ponto, na Vila Nova Conceição. 

Helena Ranaldi estreia a peça “Cordel de Amor sem Fim. Neste sábado (10), no Sesc Santo Amaro.

A cantora Alice Caymmi faz show da turnê “Electra”. Neste sábado (10), às 22h, na Casa Natura Musical. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.