Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Indicação de Augusto Aras para a PGR foi recebida com alívio no STF

Outros nomes que circulavam como possíveis escolhidos eram considerados um desastre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A indicação de Augusto Aras para a PGR (Procuradoria-Geral da República) foi recebida até mesmo com alívio no STF (Supremo Tribunal Federal) e no Congresso. Outros nomes que circulavam como possíveis escolhidos eram considerados um desastre.

MAIS UMA 

A escolha dele é vista também como uma derrota dos integrantes da Operação Lava Jato e daquele que foi a sua maior figura: o ministro da Justiça, Sergio Moro. 

MORO QUEM? 

Além de não emplacar nomes de sua preferência, ele nem sequer foi consultado por Bolsonaro no processo de escolha.

OS CULPADOS 

Aras defendeu, em seu périplo entre magistrados e políticos, ideias que soam como música: atacou a espetacularização e a personalização promovidas pelo Ministério Público Federal e disse que elas levaram à debacle da economia brasileira.

OS INOCENTES 

A atuação do MPF, argumenta, foi muitas vezes um atentado à honra de pessoas que depois se provaram inocentes.

OS INOCENTES 2 

Nas conversas nos tribunais e no Congresso, e também em público, ele atacou o que define como criminalização da política promovida por procuradores. Onde há mais de duas pessoas, diz, a solução será sempre política.

ESCURO 

O jornalista William de Lucca protocolou um mandado de segurança no STF após ter sido bloqueado pelo presidente Jair Bolsonaro no Twitter. “O presidente usa a rede social como um canal oficial do governo e não pode fazer isso”, afirma o advogado Antonio Carlos Carvalho, responsável pelo caso.

CLARO 

A iniciativa se baseia em decisão da Justiça dos EUA, que determinou que o presidente Donald Trump desbloqueasse sete pessoas que havia vetado em suas redes.

BANDEIRA 

De Lucca afirma que foi bloqueado em agosto, após comentar um post do presidente com uma foto em que ele presta continência à bandeira dos EUA: “Você está bem preocupado com interesses externos, né?”, escreveu o jornalista.


CARTAS DO ALÉM

O governador João Doria e a sua mulher, Bia Doria, assistiram à pré-estreia do filme “Divaldo - O Mensageiro da Paz”, no Cinépolis JK, em SP, na quarta (4). O longa é produzido por Raul Doria e conta a história do médium Divaldo Pereira Franco. Os atores Bruno Garcia, Odilon Wagner e Marcos Veras também estiveram presentes na sessão. 


TELA 

O governo de Bolsonaro vai distribuir R$ 2 milhões entre 351 vídeos que contem “histórias de vida que sirvam como exemplo para a promoção da cidadania”. O projeto, #AmorPeloBrasil, está sendo lançado pelo Ministério da Cidadania e contemplará filmes feitos por jovens de 12 a 18 anos pelo celular. 

TELA 2 

A quantia sairá do Fundo Nacional de Cultura. Os trabalhos serão selecionados pela Secretaria do Audiovisual. 

OLHO NELES 

A chapa de oposição do PT estadual em SP está colocando 200 fiscais para vigiar o PED (Processo de Eleições Diretas) da legenda, no domingo (8). Neste dia, filiados escolhem os presidentes de diretórios municipais e os delegados para os congressos estadual e nacional da legenda.

VELA PRETA 

A iniciativa revela o temor de fraudes: há dois anos, 6.000 votos foram invalidados —até de pessoas que já tinham morrido. “Se isso ocorrer de novo, vamos pedir a impugnação da eleição”, diz o deputado estadual José Americo (PT-SP).

BEIJA-FLOR 

O governo federal pretende gastar até R$ 6 milhões por ano em serviços de jardinagem para as dependências da Presidência da República. O edital diz que a contratação é necessária para garantir a segurança “uma vez que a manutenção das áreas verdes é vital para proporcionar ampla visibilidade”.

BELEZA 

Outra justificativa é que os palácios oficiais são pontos turísticos de Brasília. A empresa que vencer a licitação será responsável pelo corte da grama, a manutenção dos canteiros e hortas e a montagem de vasos decorativos. 

LOGO AQUI? 

A criação de um espaço de luxo para velórios em uma casa no Jardim Europa mobilizou a vizinhança. “Alguns moradores se colocaram contra”, diz Daniela Seibel, presidente da AME Jardins, associação de moradores da região.

PIOR 

O empreendimento foi assunto de debate na AME. Segundo Seibel, o projeto obedece à lei de zoneamento. O grupo, porém, questiona se o estabelecimento tem capacidade para estacionamento de veículos e se agravará o “já bastante complicado” trânsito. 

FINOS 

Batizado Espaço Funeral, o negócio foi idealizado pelo empresário Ícaro Fernandes e funcionará em uma casa alugada da família Diniz, na av. Europa. O pedido para seu funcionamento na prefeitura ainda não foi concluído.


SOBRE O PALCO

Os atores Jarbas Homem de Mello e Claudia Raia compareceram à pré-estreia da peça “Erêndira”, no Teatro do Sesi-SP, na quarta (4). Os também atores Juliana Caldas, Giovana Cordeiro e Luiz Amorim passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A Comissão Especial de Direito de Infraestrutura do Conselho Federal da OAB, presidida pelo advogado Marcos Meira, realiza seminário para debater segurança jurídica. Nesta sexta (6), às 9h, no IEA da USP. 

O jornalista George Patiño será agente literário de Luiz Fernando Brandão no livro “Para o Bem ou para o Mal”.

O Masp promove nesta sexta (6) brunch seguido de visitas guiadas a exposições.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.