Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Moro para tudo para ver Bolsonaro falar na ONU

Para equipe do ministro, citação inesperada de Bolsonaro a ele indica que a crise foi superada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Sergio Moro, da Justiça, parou tudo o que fazia no fim da manhã de terça (24) para ver o discurso de Jair Bolsonaro na ONU. Na hora em que foi citado pelo presidente, assessores o aplaudiram. O ex-juiz, surpreso, sorriu.

O ministro da Justiça, Sergio Moro
O ministro da Justiça, Sergio Moro - Pedro Ladeira/Folhapress

NO PASSADO 

Na visão da equipe de Moro, a citação inesperada a ele indica que a crise com Bolsonaro foi superada.

PACIÊNCIA 

E a possível retirada, no Congresso, da proposta de excludente de ilicitude do projeto anticrime não altera o sono do ex-juiz. Ele é a favor, mas nunca colocou a ideia como central em seu plano de segurança.

DEIXA ASSIM 

Os pontos de honra para Moro são a aprovação do início da pena depois de sentença em segunda instância e o cumprimento imediato dela também depois da condenação do réu por um tribunal do júri.

GANGORRA 

Moro em alta, Deltan Dallagnol em baixa: o procurador da Lava Jato deve sofrer derrota inédita no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). A previsão é que, nas próximas semanas, um processo disciplinar seja aberto contra ele por 10 votos a 2.

COMEÇO 

Na terça (24), sete conselheiros votaram para que Dallagnol responda à acusação de fazer campanha nas redes sociais contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) quando ele disputava a presidência do Senado.

MEIO 

Os votos de três dos sete contrários a Deltan surpreenderam: eles costumavam até agora votar a favor do procurador. Outros três conselheiros devem fechar o placar negativo nos próximos dias.

FIM 

O CNMP passa por ampla reformulação: o Senado, que aprova os conselheiros, vetou a recondução de dois deles, ameaça rejeitar um terceiro e aprovou novos nomes para integrarem o colegiado.

DO AVESSO 

Com isso, o placar, que foi sempre de 8 a 6 a favor da Lava Jato, pode virar.

À MÃO 

Após fazer a avaliação médica de Bolsonaro na sexta (20), o cirurgião Antônio Macedo voltou a SP e executou três cirurgias de pâncreas e fígado no fim de semana.


MENU EXECUTIVO

A primeira-dama de SP, Bia Doria, e o governador do estado, João Doria, foram recebidos pela empresária Rosy Verdi em seu apartamento nos Jardins, em SP,  para um almoço na terça (24). As também empresárias Beth Szafir e Bete Arbaitman passaram por lá, assim como a bispa Sônia Hernandes. 


CORAÇÃO VERMELHO 

A advogada Maria Goretti Nagime está criando o PTinder, uma página para promover namoros entre pessoas de esquerda.

PASSO 

Ela vai começar com uma página no Instagram e em seguida lançará um aplicativo.

DETALHE 

A ideia surgiu depois que um amigo ficou na fossa por ter levado um fora. Maria resolveu ajudá-lo divulgando uma foto dele em suas redes. Disse que era advogado, diretor de escola técnica, bom papo e “de esquerda”. “Por incrível que pareça, foi o que mais atraiu as mulheres”, diz ela.

É O AMOR 

A página terá ainda um quadro que se chamará “Partidão de Esquerda”, com pequenas entrevistas com pessoas “solteiras ou em um relacionamento aberto ou confuso” que estejam buscando um novo amor.

TÔ VOLTANDO 

O cantor e ex-vereador Netinho de Paula voltará a ter um programa na televisão. A nova atração estreia na RedeTV! no dia 20 de outubro e resgatará quadros como “Dia de Princesa” e “Banco da Gente”, apresentados em programas que ele teve antes na Record e no SBT. 

PRA CURTIR 

O novo programa ocupará faixa de uma hora e meia patrocinada pela empresa de franquias SMZTO. A atração será exibida nas tardes de domingo. 

MEGAFONE

A Comissão de Cultura da Câmara vai analisar nesta quarta (25) a divulgação de uma moção de repúdio contra os ataques do diretor Roberto Alvim à atriz Fernanda Montenegro.

MEGAFONE 2 

Alvim, que ocupa a direção do Centro de Artes Cênicas da Funarte, disse que a atriz era “sórdida” e que tem “desprezo” por ela.

RESPEITO 

O diretor diz que apenas defendeu Bolsonaro de “acusações falaciosas”. Ele reagiu a uma foto da atriz vestida de bruxa prestes a ser queimada em uma fogueira de livros.

VOZ 

O cacique Raoni deve ir a Brasília nesta quarta (25). A ideia é se reunir com deputados das frentes parlamentares ambientalista e em defesa dos povos indígenas e dos quilombolas. 

Depois ele deve se pronunciar contra o discurso do presidente Jair Bolsonaro realizado na ONU na terça (24).


AO SOM DO CARIMBÓ

A cantora Fafá de Belém ofereceu jantar em sua casa em SP na segunda (23) para celebrar a chegada do Círio de Nazaré. A cantora e filha da anfitriã, Mariana Belém, a jornalista Mônica Waldvogel e o músico Manoel Cordeiro compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Paulo Nogueira Batista Jr. lança o livro “O Brasil Não Cabe no Quintal de Ninguém”, com debate com Luiz Gonzaga Belluzzo e José Márcio Rego. Nesta quarta (25), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em SP.

Peixoto Accyoli lança livro hoje, às 18h30, na Livraria da Vila do shopping JK Iguatemi.

Charlotte Darnaud, do Eden-Rock St Barths, anuncia hoje a reabertura do hotel no Caribe.

Guto Requena lança livro hoje na Livraria da Vila da Lorena. 

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.