Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Prisão em 2ª instância só deve ser julgada no STF após indicação de novo procurador-geral

Não há data para o presidente Jair Bolsonaro fazer decidir o substituto de Raquel Dodge

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O julgamento sobre a prisão depois de condenação em segunda instância no STF (Supremo Tribunal Federal) deve entrar em pauta apenas depois que o presidente Jair Bolsonaro indicar o novo procurador-geral da República.

SÓ EU SEI 

Não há data para o presidente fazer a indicação. Ele já deu sinais de que ela pode demorar —o mandato de Raquel Dodge na PGR (Procuradoria-Geral da República) termina em setembro, mas Bolsonaro pode deixar um interino no lugar dela.

EFEITO IMEDIATO 

Caso a prisão seja considerada inconstitucional, Lula pode ser beneficiado e sair da prisão.

TUDO CALMO 

Magistrados de cortes superiores que têm bom relacionamento com os militares já capturaram sinais de que eventual libertação do petista não seria mais —como no ano passado— motivo de turbulência na caserna.

Sessão extraordinária do STF
Sessão extraordinária do STF - Nelson Jr./SCO/STF

MINERVA 

O placar da votação permanece incerto. Rosa Weber segue como fiel da balança —mas ministros passaram a apostar que ela pode votar contra a segunda instância.

AMIGOS 

A França, com quem o governo Bolsonaro anda às turras, investiu US$ 8,6 bilhões (R$ 35,6 bilhões) no Brasil no segundo trimestre deste ano. E é líder no ranking de investimento estrangeiro direto no país, que inclui EUA, China, Japão e Itália. 

LISTA 

Até o final da década passada, os valores mais expressivos vinham dos EUA. Entre 2010 e 2017, a China entrou no páreo e passou e se alternar na posição de maior investidor. A partir de 2018, houve um crescimento dos franceses e italianos. 

SOMA 

No levantamento, feito pelo Ministério da Economia, são computados fusões e aquisições, construção de novas instalações, reinvestimento de lucros e empréstimos.

OLHO NO OLHO 

O ex-prefeito de SP Fernando Haddad (PT) grava entrevista com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), nesta segunda (2). A conversa será exibida no “Painel Haddad”, produzido pela AllTV e transmitido também no YouTube, no dia 9.


 

A cantora Tiê
A cantora Tiê - Johnny Moraes

UMA DÉCADA 

A cantora Tiê celebra dez anos de carreira e lança o disco “DiX” com show na sexta (6), no Mira!, em SP; o álbum estará nas plataformas digitais Johnny Moraes


CARTÓRIO 

O secretário Municipal de Cultura de SP, Alê Youssef, assinou uma carta de repúdio ao diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Roberto Alvim —que é acusado de censura. Outras 19 entidades artísticas endossaram o texto.

FILTRO 

Alvim vetou a exibição da peça “RES PUBLICA 2023” nos espaços da fundação. 

SEDE DE QUE?  

“O que eu fiz não se chama censura. Se chama curadoria. A partir de agora, o espaço da Funarte vai sediar obras de arte, e não mais ativismo político”, diz Alvim.

TOGA 

O Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP) ficou mais feminino. Em 2008, o total de desembargadoras era 12, ou 3,5% do total. Em 2018, esse número cresceu para 30, ou 8,4%. 

SAIA 

Ainda assim, cargos de direção nunca foram ocupados por uma desembargadora. E apenas uma foi eleita para o Órgão Especial, instância máxima do TJ-SP. 

PÁGINAS 

As informações são do Anuário da Justiça SP, editado pela Conjur e que completa dez anos. A publicação será lançada em 11 de setembro.

PARA TODOS 

A UFBA (Universidade Federal da Bahia) promoverá uma roda de conversa sobre afetividades e não-monogamias no próximo dia 4. O objetivo do evento é trazer experiências e reflexões sobre formas não hegemônicas e plurais de relacionamento.

MEMÓRIA 

Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire, participará da Bienal do Livro do Rio. Ela autografará o livro “Direitos Humanos e Educação Libertadora”, coletânea de Freire sobre sua experiência como secretário de Educação na gestão Luiza Erundina em SP. Ele também será tema de debate no dia 3 de setembro.


RAINHA DO SAMBA

O ator Lázaro Ramos assistiu à estreia do musical  “Dona Ivone Lara - Um Sorriso Negro”. A cantora Sula Miranda, o rapper Thaíde e as atrizes Adriana Lessa e Jeniffer Nascimento compareceram. O produtor do espetáculo, Jô Santana, também passou por lá.


CURTO-CIRCUITO

A Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro abriu inscrições de músicos para a temporada 2020. 

O salão C. Kamura recebe nova unidade do Suplicy Café. 

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, participa de reunião do Conselho Superior do Agronegócio. Nesta segunda (2), às 10h, na Fiesp, em São Paulo.

O Studio Vini e Brandini, da diretora de desfiles Pixu Novaes e do fotógrafo Vini Brandini, completa dez anos. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.