Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Convite de Doria a Moro é visto como desastre por aliados

Ministro da Justiça é visto como persona non grata no universo político

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A informação de que João Doria (PSDB-SP) poderia convidar Sergio Moro para integrar sua equipe caso o ministro da Justiça deixasse o governo de Jair Bolsonaro causou forte reação nos partidos que apoiam o tucano —e podem seguir com ele na eleição de 2022.

Doria e Moro no evento em que o ministro ganhou a Ordem do Ipiranga
Doria e Moro no evento em que o ministro ganhou a Ordem do Ipiranga - Eduardo Knapp/Folhapress

RECADO

Moro é persona non grata no universo político —e a ideia de convidá-lo para o governo paulista foi vista como desastrosa. A insatisfação foi transmitida a Doria.

PAREDE

Além do perfil antisistema político, Moro, em SP, faria sombra à candidatura presidencial do governador.

ESTRANHO...

Entre líderes de partidos que apoiam o tucano há descontentamento também em relação ao convite para o deputado Alexandre Frota entrar no PSDB.

...NO NINHO

Eles afirmam que Doria, abraçando ex-bolsonaristas, surfa em uma agenda radical que já tem dono —o próprio Bolsonaro.

DE VOLTA

O julgamento do ministro Aroldo Cedraz, do TCU (Tribunal de Contas da União), deve voltar à pauta do STF (Supremo Tribunal Federal) na terça (3). O ministro Edson Fachin já votou pelo afastamento dele do cargo até o encerramento da ação penal.

NO MEIO

O debate deve rachar a 2ª Turma, onde tramita a acusação de tráfico de influência.

CAMA DURA

Preso há uma semana na custódia da Polícia Federal de Curitiba, o ex-diretor jurídico da Odebrecht Maurício Ferro tem passado algumas noites em um colchão no parlatório. O local é reservado para conversas dos presos com seus advogados, que falam com eles por uma janela de vidro.

CELA ESPECIAL

Ferro, que é genro de Emílio Odebrecht, patriarca da família, teve que dormir no local porque não havia cela em que ele pudesse ficar sozinho. A PF prefere deixar os presos isolados para evitar representações junto à OAB. 

NÔMADE

Ferro é retirado do local em dias de visita ou quando há muitos advogados para falar com seus clientes. Nesses momentos, ele fica com outros presos.


SOLTA O SOM

A cantora Maria Bethânia se apresentou na festa de 50 anos da Natura, na Casa Natura Musical, em SP, na quarta (28). O rapper Emicida e a cantora Vanessa da Mata compareceram, assim como a atriz Fernanda Torres. Os cofundadores da empresa, Guilherme Leal, Luiz Seabra e Pedro Passos passaram por lá.


VESTIU A CAMISA 

A única torcida organizada do Poços de Caldas Futebol Clube (MG) em atividade diz que o goleiro Bruno, recém-contratado pelo time, “com certeza” terá o seu apoio e que vai bolar algum canto de arquibancada para o atleta.

OLÉ

“Gritos e cantos sempre tivemos, mas buscamos renovar a cada ano. Agora, não será diferente. O mesmo vale para o Bruno. Vamos bolar algo, sim”, diz Leonardo Santos, diretor da torcida Kuatiloko, fundada em 2007.

MILHO

Ex-jogador do Flamengo, Bruno Fernandes de Souza foi condenado em 2010 pelo homicídio de sua ex-companheira Eliza Samudio. A pena imposta foi de 20 anos e 9 meses em regime fechado. Ele conseguiu progressão para o regime semiaberto e foi solto em 19 de julho.

TAMO JUNTO

"Claro que [a contratação de Bruno] gera polêmica e até mesmo revolta na sociedade. Aqui na cidade, não foi diferente. Há os que criticam e os que são a favor”, afirma Santos. “Nossa parte como torcida é apoiar o clube em quaisquer circunstâncias.”

PÁGINAS

O novo livro do jornalista britânico Malcolm Gladwell, “Falando Com Estranhos”, será lançado no Brasil em novembro pela Sextante. A obra, que foi indicada pela apresentadora americana Oprah Winfrey como leitura obrigatória, já teve os direitos vendidos para outros 26 países.

CHEQUE

Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor, vai reunir os representantes de empresas parceiras de incentivos fiscais da instituição para o evento anual de prestação de contas de 2018, na próxima segunda (2).

COFRE VAZIO

Ele vai informar que o valor arrecadado, de R$ 69,4 milhões, caiu em relação ao ano anterior. Segundo Prata, o montante não foi suficiente para custear o funcionamento e a manutenção de todas as 34 unidades do hospital espalhadas pelo Brasil. O objetivo é arrecadar 10% a mais em 2019.

ELE MERECE

O advogado e ex-deputado Sigmaringa Seixas receberá o título de doutor honoris causa (post mortem) do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público). A instituição, que tem entre os sócios o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), fará a homenagem no Congresso de Direito Constitucional que realiza no fim de outubro, em Brasília.


PARA TODOS

O dono da construtora Cyrela, Elie Horn, o CEO da Record TV Internacional, Marcelo Cardoso, a apresentadora Patrícia Abravanel, sua mãe, Íris Abravanel, e o CEO da Record, Marcus Vinícius Vieira, foram ao jantar oferecido pelo secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, e sua mulher, Sophie, em SP. O evento, que incluiu palestra de Fábio Silva sobre voluntariado, reuniu ainda o empresário Luciano Hang, da Havan, e a bispa Sônia Hernandes, e também Paulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes, e Neusa Tahan.


CURTO-CIRCUITO

O advogado Sérgio Rosenthal coordena hoje o 30º Colóquio sobre o STF, em Campos do Jordão (SP). O evento terá participação de Gilmar Mendes, Carlos Ayres Britto e Dias Toffoli

Eugênio Pacelli, Nefi Cordeiro e Sebastião dos Reis Júnior lançam hoje o livro “Direito Penal e Processual Penal Contemporâneos”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.