Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula quer dialogar com militares ou com interlocutores deles

Ex-presidente quer entender a animosidade de setores das Forças Armadas contra ele e o partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula quer buscar diálogo com militares ou com interlocutores deles. O petista já na cadeia dizia não entender o que considera nova postura de boa parte das Forças Armadas diante de temas como privatização.

O ex-presidente Lula discursa no caminhão de som em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, em São Paulo
O ex-presidente Lula discursa no caminhão de som em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

O QUE SERÁ? 

Lula quer entender também a animosidade de setores das Forças Armadas contra ele e o partido.

NA HISTÓRIA 

Na época em que o STF (Supremo Tribunal Federal) votava o habeas corpus em que Lula pedia para não ser preso, em 2018, o então comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, chegou a escrever uma mensagem no Twitter condenando a “impunidade”. E dizendo que os militares estavam atentos “às suas missões institucionais”.

CURVA 

A mensagem foi entendida como tentativa de pressionar o Supremo para que a corte permitisse a prisão de Lula —que acabou ocorrendo.

ESPELHO 

A situação no Chile preocupa o ministro Paulo Guedes, da Economia —especialmente pela reação do presidente Jair Bolsonaro a cada notícia de protestos no país andino.

PULGA 

Bolsonaro tenderia a colocar o pé no freio de propostas liberais mais ousadas no momento, e que têm paralelo com o modelo econômico chileno, considerado exitoso por Guedes.

PÉ... 

A Câmara Municipal de São Paulo pode votar na terça sobre a criação de uma CPI para apurar supostas irregularidades na prestação de serviços de operadoras de transporte por aplicativo aos órgãos municipais. 

... NA TÁBUA 

A comissão foi proposta pelo vereador Adilson Amadeu (DEM) e também visa investigar a eventual sonegação de imposto por quilômetro rodado por parte das empresas.

CAIXAS 

A mudança da Cultura para o Ministério do Turismo, anunciada há dez dias, ainda não foi concretizada. 

CAIXAS 2 

Segundo a pasta da Cidadania, o processo segue em andamento. E não há previsão para que a transição seja concluída.


Alexandre Nero, na pele de Geraldo, em Filhos da Pátria
Alexandre Nero, na pele de Geraldo, em Filhos da Pátria, em cena que vai ao ar na terça-feira (19) - Paulo Belote/Globo

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

O ator Alexandre Nero posa como o funcionário público Geraldo, personagem que ele vive na série “Filhos da Pátria”, da TV Globo, em cena que será exibida na terça-feira (19); a atração se passa no Brasil de  Getúlio Vargas


PASSAGEIROS 

O impacto ambiental causado por viagens aéreas já é colocado na balança por alguns turistas na hora de se locomover. Pesquisa da Ipsos aponta que 13% dos brasileiros entrevistados abririam mão do avião e usariam um transporte com menor emissão de carbono mesmo que a alternativa fosse mais cara ou menos conveniente.

ESCALA 

Outros 22% usariam um meio de transporte com menos emissão de carbono apenas se este não fosse mais caro ou menos confortável que um avião, e 15% não escolheriam a forma de se locomover baseados na emissão de carbono. A pesquisa online teve participação de 19 mil pessoas em 27 países. 

VOZ 

A perita Maria do Carmo Gargaglione dará uma palestra sobre perícias e inovações em um encontro organizado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro no dia 29. Ela foi a responsável pela análise do áudio do porteiro de Jair Bolsonaro —feita em menos de duas horas.

VOZ 2 

O trabalho, que desmentiu a versão do porteiro de que Bolsonaro havia autorizado um dos suspeitos de assassinar Marielle Franco a entrar em seu condomínio, foi contestado por associações de peritos, que consideram que ele não tem comprovação científica.

DE NOVO 

Uma nova perícia está sendo realizada e será entregue à Polícia Civil.

FALA, GALERA 

A atriz Bianca Rinaldi estreará um canal próprio no YouTube na quarta (20). Ela diz que contará suas experiências como mãe, mulher e atriz.

FALA, GALERA 2 

Entre os conteúdos abordados estarão pesadelos infantis e mudanças do corpo depois da maternidade.


ORQUESTRA EM CENA

O ator Miguel Falabella dirige a adaptação da opereta “A Viúva Alegre”, que estreou no Theatro Municipal, em SP, na quinta (14). O espetáculo tem regência do maestro Roberto Minczuk. A atriz Zezé Polessa, o diretor artístico do teatro, Hugo Possolo, e a empresária Bethy Lagardère estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

A Fiever celebra sua nova campanha com festa para convidados e presença do DJ Alok. O evento acontece na flagship store da rua Oscar Freire.

Arthur Igreja e Allan Costa lançam o livro “Rock in Rio – A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer”. Na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista, nesta segunda (18), às 18h.

O bar Balcão inaugura a exposição “Caleidoscópio Urbano”, com fotografias do dramaturgo Walter Macedo Filho. Nesta segunda (18), às 18h.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.