A corregedoria-geral da Polícia Militar, que investiga a atuação de integrantes da corporação na tragédia de Paraisópolis, em SP, está tendo dificuldade de encontrar testemunhas civis dispostas a depor. A maioria diz temer represálias e prefere ficar calada.
ME ESQUECE
O corregedor-geral, Marcelino Fernandes, foi à favela nesta semana. Os moradores, muitos deles contrários aos pancadões, falaram com a equipe dele —mas não quiseram colocar seus testemunhos no papel.
BLINDAGEM
A corregedoria está oferecendo a elas que deponham na condição de testemunhas protegidas —que não precisam se identificar.
LUZ
O corregedor busca ainda moradores que gravaram vídeos de policiais encurralando jovens e, em outra ocasião, batendo nas pessoas que saíam de um baile.
LUZ 2
As imagens são necessárias para que a investigação não seja concluída apenas com provas indiciárias.
ATÉ BREVE
Os PMs envolvidos na operação que resultou na tragédia já foram todos ouvidos. Mas podem voltar a ser questionados, dependendo do que surja contra eles.
ENDEREÇO
Parte do material apresentado pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) na CPMI das fake news já foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que comanda o inquérito que investiga ataques à corte e a seus integrantes.
RG
Em um slide mostrado por ela é possível identificar o assessor de um parlamentar do PSL que fez ataques e convocou passeatas contra o ministro Gilmar Mendes.
BALA
Já em um vídeo que Joice levou à CPI, um grupo armado diz que vai pegar “o sapão”, referindo-se a Mendes. E bate na cara de um boneco que representa o magistrado.
SALVE ELE
O Prerrogativas, que começou como um grupo de advogados no Whatsapp, será homenageado pela OAB pela “luta incansável na defesa das prerrogativas profissionais” e da democracia.
NA MEMÓRIA
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso compareceu à cerimônia em homenagem ao rabino Henry Sobel, que foi conduzida pelo apresentador Serginho Groisman. O evento ocorreu na sinagoga da Congregação Israelita Paulista, na quarta-feira (4). O ex-ministro Celso Lafer, a presidente do Instituto Vladimir Herzog, Clarice Herzog, e o presidente do conselho deliberativo do instituto, Ivo Herzog, passaram por lá.
NA ESTANTE
A Frente Parlamentar Mista do Livro e da Leitura protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a anulação da nomeação de Rafael Nogueira ao cargo de presidente da Fundação Biblioteca Nacional.
VOZ
“Desconhecido do meio e sem titulação acadêmica mínima que é obrigatória para ocupantes do cargo, Rafael Nogueira teve seu nome em evidência por achincalhar e insultar personalidades importantes da cultura”, diz o texto. Nogueira já associou o cantor Caetano Veloso ao analfabetismo.
FREIO
E as deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ) entraram com uma representação na mesma PGR pedindo a suspensão da nomeação de Roberto Alvim para o cargo de secretário especial de Cultura do governo federal.
TOUR
Alvim e a secretária do Audiovisual, Katiane Gouvêa, visitaram a Cinemateca Brasileira, em SP, na quinta (5). Um dos temas discutidos foi o apoio de cerca de R$ 7 milhões que a pasta do audiovisual dará anualmente à instituição.
TOUR 2
À tarde, ele se encontrou com o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, com quem debateu temas ligados à indústria criativa, ao audiovisual e ao teatro musical.
NÚMEROS
A ViradaSP 2019 em São José dos Campos, no interior de São Paulo, teve público de 185 mil pessoas. No total, foram 74 atrações de música, artes cênicas e artes visuais, entre outras, espalhadas pela cidade.
NÚMEROS 2
O evento, organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP, ocorreu das 18h de sábado (30) às 21h de domingo (1º).
ESTATUETA
A apresentadora Sarah Oliveira, a cantora Karol Conka e a modelo Carol Ribeiro estiveram na cerimônia de premiação da terceira edição do WME Awards, na terça-feira (3), na Audio, em São Paulo. As também cantoras Majur e MC Soffia passaram por lá.
CURTO-CIRCUITO
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, fala sobre as expectativas para 2020 em almoço do Iasp. Nesta sexta (6), no hotel Intercontinental.
O Carneiros e Dipp Advogados, que tem como sócios o ex-ministro do STJ Gilson Dipp, abriu escritório em São Paulo.
O Instituto de Pesquisas Tributárias faz nesta sexta (6) debate sobre reforma tributária na Fecomércio-SP com a presença do deputado Alexis Fonteyne (Novo) e do relator da proposta Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.