Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Testemunhas não depõem sobre caso de Paraisópolis por medo de represálias

Órgão procura pessoas que tenham vídeos da ação policial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A corregedoria-geral da Polícia Militar, que investiga a atuação de integrantes da corporação na tragédia de Paraisópolis, em SP, está tendo dificuldade de encontrar testemunhas civis dispostas a depor. A maioria diz temer represálias e prefere ficar calada.

ME ESQUECE 

O corregedor-geral, Marcelino Fernandes, foi à favela nesta semana. Os moradores, muitos deles contrários aos pancadões, falaram com a equipe dele —mas não quiseram colocar seus testemunhos no papel.

BLINDAGEM 

A corregedoria está oferecendo a elas que deponham na condição de testemunhas protegidas —que não precisam se identificar.

LUZ 

O corregedor busca ainda moradores que gravaram vídeos de policiais encurralando jovens e, em outra ocasião, batendo nas pessoas que saíam de um baile.

LUZ 2 

As imagens são necessárias para que a investigação não seja concluída apenas com provas indiciárias.

ATÉ BREVE 

Os PMs envolvidos na operação que resultou na tragédia já foram todos ouvidos. Mas podem voltar a ser questionados, dependendo do que surja contra eles.

ENDEREÇO 

Parte do material apresentado pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) na CPMI das fake news já foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que comanda o inquérito que investiga ataques à corte e a seus integrantes.

RG 

Em um slide mostrado por ela é possível identificar o assessor de um parlamentar do PSL que fez ataques e convocou passeatas contra o ministro Gilmar Mendes.

BALA 

Já em um vídeo que Joice levou à CPI, um grupo armado diz que vai pegar “o sapão”, referindo-se a Mendes. E bate na cara de um boneco que representa o magistrado.

SALVE ELE 

O Prerrogativas, que começou como um grupo de advogados no Whatsapp, será homenageado pela OAB pela “luta incansável na defesa das prerrogativas profissionais” e da democracia.


NA MEMÓRIA

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso compareceu à cerimônia em homenagem ao rabino Henry Sobel, que foi conduzida pelo apresentador Serginho Groisman. O evento ocorreu na sinagoga da Congregação Israelita Paulista, na quarta-feira (4). O ex-ministro Celso Lafer, a presidente do Instituto Vladimir Herzog, Clarice Herzog, e o presidente do conselho deliberativo do instituto, Ivo Herzog, passaram por lá.
 


NA ESTANTE 

A Frente Parlamentar Mista do Livro e da Leitura protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a anulação da nomeação de Rafael Nogueira ao cargo de presidente da Fundação Biblioteca Nacional

VOZ 

“Desconhecido do meio e sem titulação acadêmica mínima que é obrigatória para ocupantes do cargo, Rafael Nogueira teve seu nome em evidência por achincalhar e insultar personalidades importantes da cultura”, diz o texto. Nogueira já associou o cantor Caetano Veloso ao analfabetismo.

FREIO 

E as deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ) entraram com uma representação na mesma PGR pedindo a suspensão da nomeação de Roberto Alvim para o cargo de secretário especial de Cultura do governo federal.

TOUR 

Alvim e a secretária do Audiovisual, Katiane Gouvêa, visitaram a Cinemateca Brasileira, em SP, na quinta (5). Um dos temas discutidos foi o apoio de cerca de R$ 7 milhões que a pasta do audiovisual dará anualmente à instituição.

TOUR 2 

À tarde, ele se encontrou com o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, com quem debateu temas ligados à indústria criativa, ao audiovisual e ao teatro musical.

NÚMEROS 

A ViradaSP 2019 em São José dos Campos, no interior de São Paulo, teve público de 185 mil pessoas. No total, foram 74 atrações de música, artes cênicas e artes visuais, entre outras, espalhadas pela cidade. 

NÚMEROS 2 

O evento, organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP, ocorreu das 18h de sábado (30) às 21h de domingo (1º).


ESTATUETA

A apresentadora Sarah Oliveira, a cantora Karol Conka e a modelo Carol Ribeiro estiveram na cerimônia de premiação da terceira edição do WME Awards, na terça-feira (3), na Audio, em São Paulo. As também cantoras Majur e MC Soffia passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, fala sobre as expectativas para 2020 em almoço do Iasp. Nesta sexta (6), no hotel Intercontinental. 

O Carneiros e Dipp Advogados, que tem como sócios o ex-ministro do STJ Gilson Dipp, abriu escritório em São Paulo.

O Instituto de Pesquisas Tributárias faz nesta sexta (6) debate sobre reforma tributária na Fecomércio-SP com a presença do deputado Alexis Fonteyne (Novo) e do relator da proposta Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.