Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Comissão de Ética da Presidência não vê conflito em chefia de partido por Bolsonaro

Resolução de 2007 não se aplica a presidente, diz órgão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República não colocará empecilhos para que o presidente Jair Bolsonaro presida a Aliança Pelo Brasil. Isso apesar de uma resolução de 2007 ter considerado haver conflito de interesse no fato de integrantes do primeiro escalão do governo chefiarem partidos políticos.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores ao sair do Palácio da Alvorada - Pedro Ladeira - 12.dez.2019/Folhapress

EXCEÇÃO 

O caso em questão reprovou o acúmulo de funções pelo ministro Carlos Lupi (Trabalho), que também presidia o PDT. Mas, segundo o regulamento da comissão, de 2007, suas determinações não se aplicam para o cargo de  presidente. Opositores têm apontado uso da máquina por Bolsonaro para criar a nova legenda.

MUTIRÃO 

E apoiadores de Bolsonaro em SP programaram um ato com ele no dia 8 de fevereiro, um sábado, como parte do esforço de coletar assinaturas para criar a Aliança Pelo Brasil. Cartórios estão sendo procurados para darem plantão para validar assinaturas.

FATOS... 

Uma carta do ex-presidente Lula abre o livro sobre a ex-primeira dama Marisa Letícia escrito pelo jornalista Camilo Vannuchi. “Estou muito curioso para saber o que você escreveu sobre a Marisa”, afirma Lula. “Você bem que podia ter enviado uma cópia para mim em Curitiba. Mas entendi sua decisão de não me mostrar antes de publicar”, segue. 

...LITERÁRIOS 

“Tem uma injustiça histórica em relação à Marisa. Tratam ela como uma mulher fútil, imbecil ou que não fez nada. E eu coloco ela naquilo que foi protagonista”, diz Vannuchi. “O Lula vira coadjuvante no livro.” A biografia será lançada no dia 3 de fevereiro, data que marca o terceiro ano de morte da ex-mulher do petista.

LUPA 

A Ancine notificou plataformas de streaming exigindo que informem o conteúdo de seus catálogos. A medida dá cumprimento ao plano anual de fiscalização da agência.

LUPA 2 

O órgão quer saber quantas obras estão disponíveis em cada plataforma para calcular a taxa de Condecine (tributo pago pela exploração comercial de obras audiovisuais) devida. 


 Angélica está na capa da edição de janeiro da revista JP
A apresentadora Angélica concede entrevista à revista JP - Maurício Nahas

DE OLHO NO PLANALTO

“Recebo muito o feedback ‘Angélica será incrível como primeira-dama’”, disse a apresentadora em entrevista à revista JP que chega às bancas na sexta (17); “estamos juntos nisso, mas a decisão é dele”, afirmou a esposa de Luciano Huck, possível candidato à Presidência em 2022.


CASO DE POLÍCIA 

Quatro mulheres já se dispuseram a testemunhar a favor de Milka Borges, consultora imobiliária que relata que foi agredida durante jantar no restaurante Iulia, do Jockey Club, em São Paulo, no último sábado (11). Borges teve cortes no rosto e hematomas.

POLÍCIA 2

Ela acusa Fernanda Bonito, namorada do irmão do proprietário do Iulia, de tê-la agredido com um copo de vidro após provocar tumulto no banheiro do restaurante. Funcionários do local teriam se negado a ajudá-la.

Procurado pela coluna, o estabelecimento diz que "lamenta profundamente o episódio de desentendimento entre duas frequentadoras no seu sanitário feminino, na noite de 11/1, e que acabou resultando em ferimentos à sra. Milka Borges. Em três anos de funcionamento, jamais registramos fato semelhante em nosso restaurante". 

"Ressaltamos que a acusada de agressão pela denunciante não é sócia e nunca fez parte de nosso restaurante e que deverá responder pelas consequências de seus atos. Prestamos nosso apoio e solidariedade à Sra. Milka Borges pela lamentável ocorrência em nosso estabelecimento e estamos à disposição das autoridades responsáveis para colaborar com o devido esclarecimento dos fatos", segue a a nota do Iulia.  

REDE 

O Ministério dos Direitos Humanos estabeleceu como meta para 2020 a adesão de cinco estados ao programa Criança Protegida, que capacita profissionais para atuar em defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil como conselheiros tutelares

REDE 2 

Em 2019, Rondônia e Santa Catarina assinaram um termo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do ministério, que coordena as ações de formação. 

NOTA 

O ator Wagner Moura foi convidado para compor o júri do Festival de Sundance, nos EUA. No mesmo evento, Moura estreará o filme “Sergio”, produzido pela Netflix, sobre o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto no Iraque em 2003.

ALTO LÁ 

O vereador paulistano Celso Giannazi (PSOL) protocolou no Ministério Público requerimento pelo reestabelecimento imediato dos serviços de iluminação e som nos CEUs. A ação ocorre após a Secretaria Municipal de Educação não ter renovado contratos com técnicos das áreas.


TELONA

A presidente da Spcine, Laís Bodanzky, compareceu à pré-estreia do filme “A Divisão”, em SP, na terça (14). As atrizes Regina Duarte, Martha Nowill e Natália Lage estiveram lá. O ator Júlio Andrade também marcou presença.


CURTO-CIRCUITO

O artista Alex Cerveny lança o livro “Todos os Lugares”. Nesta quinta (16), na Casa Triângulo

O Oguru Sushi & Bar, dos sócios Gabriel e Nicholas Fullen e Sandro Myasaki, abriu sua segunda unidade na alameda Lorena, no Jardins.

O Mooca Plaza Shopping recebe o musical “Fadas e Gigantes: Universo Encantado”. Nesta quinta (16), às 20h30.

Estreia hoje no Teatro da USP a peça “O que Mantém um Homem Vivo?”. Até o dia 16 de fevereiro.

FÁBIO ZANINI (interino), com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.