Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Podemos aciona STF contra cobrança de tarifa do cheque especial

Novas normas começaram a valer nesta segunda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Podemos ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que sejam declaradas inconstitucionais as novas normas do cheque especial, que começaram a valer nesta segunda-feira (6). 

Banco Central impôs limite de 8% nos juros mensais, mas permitiu a cobrança de uma tarifa de 0,25% sobre o limite do cheque especial que exceder R$ 500 - Rahel Patrasso - 27.set.2018/Xinhua

A Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo partido alega que a cobrança de tarifa pela disponibilização em conta corrente, mesmo quando não há utilização, constitui prática abusiva. 

As novas normas estabelecem um limite de juros de 8% ao mês para essa modalidade de crédito e permitem a cobrança de uma tarifa de 0,25% sobre o limite de crédito que superar os R$ 500 —primeiro nos novos contratos e, a partir de 1º de junho, sobre os contratos já existentes.

Bancos defendem há anos a possibilidade de cobrança de tarifa, como ocorre em países como os Estados Unidos. 

Em livro publicado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) com medidas para baixar os juros no Brasil, a entidade pedia justamente essa autorização, afirmando que a taxa reduziria o subsídio cruzado no sistema bancário e ajudaria na cobrança de juros mais baixos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.