Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Após casos na Prevent Senior, Secretaria de Saúde de SP obriga hospitais a informar diariamente casos de coronavírus

Texto publicado no Diário Oficial destaca 'premência por informações em tempo real no enfrentamento da atual pandemia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Secretaria de Saúde do estado de São Paulo baixou, nesta sexta-feira (20), norma que obriga todos os hospitais públicos e privados de São Paulo a informar e atualizar, diariamente, o número de pacientes atendidos e o número total de internados pelo novo coronavírus.

Assinado pelo secretário José Henrique Germann Ferreira, o texto publicado no Diário Oficial destaca "a premência por informações em tempo real no enfrentamento da atual pandemia pelo novo coronavírus".

A norma é baixada após a rede particular Prevent Senior, que registrou a primeira morte pela Covid-19 no Brasil, ser acusada de não notificar autoridades e nem mesmo familiares de pacientes mortos sobre a natureza da doença —permitindo, assim, o convívio normal entre eles, sem indicação de isolamento, por exemplo.

As cinco mortes causadas pelo novo coronavírus confirmadas em São Paulo foram na Prevent Senior. Todas as vítimas eram homens idosos com doenças crônicas e moravam na capital. O caso mais recente é de um homem de 77 anos.

Fiscalização realizada na rede pelas secretarias municipal e estadual de Saúde de São Paulo constatou superlotação no hospital da Prevent Senior que cuida de doentes de coronavírus, o Sancta Maggiore, insuficiência de funcionários para lidar com a grave crise gerada pela doença e desorganização no fluxo hospitalar.

Segundo fontes familiarizadas com a investigação ouvidas pela coluna, foram constatados, por exemplo, problemas no encaminhamento dos doentes e procedimentos a partir do momento em que eles dão entrada no hospital com sintomas da doença.

A rede está sendo acusada por familiares de pacientes mortos de não avisá-los da natureza da doença, permitindo o convívio normal entre eles, sem indicação de isolamento, por exemplo.

O número de casos do novo coronavírus passou de 428 para 621 no Brasil. Os dados, atualizados nesta quinta-feira (19), foram divulgado em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde. A pasta confirma seis óbitos.

No mesmo dia, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou dois óbitos por coronavírus. Trata-se de um homem, de 69 anos, e uma mulher, de 63 anos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.