Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Audiovisual pede reunião urgente ao governo para tratar de crise no setor

Grupo de 36 entidades enviou ofício aos ministros da Cidadania e do Turismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de 36 entidades do audiovisual encaminhou um ofício aos ministros Onyx Lorenzoni (Cidadania) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) solicitando a convocação urgente de reunião, via teleconferência, do comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O comitê define as diretrizes e o plano anual de investimentos do FSA, principal fonte de financiamento do setor.

No documento, as entidades afirmam que a reunião é importante para deliberar sobre temas que "compõem a pauta emergencial do setor", medidas para retomar o desenvolvimento da indústria audiovisual, assim como aliviar os impactos da crise do setor por causa da pandemia do novo coronavírus.

Entre eles, critérios de prioridade para a execução do Plano Anual de Investimentos de 2018, tendo em vista a efetiva contratação dos mais de 800 projetos que já foram selecionados e cujos recursos estão disponíveis, a prorrogação de prazos críticos de projetos "para evitar uma inadimplência generalizada" e o lançamento de um edital voltado ao exibidor, que "assume caráter emergencial com a crise da Covid-19, que impediu a abertura das salas de cinema".

Também é apontada a necessidade de lançamento de uma linha de complementação para a conclusão de projetos que, por conta do veto presidencial à Lei do Audiovisual, estão sem possibilidade de captação.

"Essas são medidas fundamentais para permitir que o setor siga dando sua contribuição, que é muito significativa para a geração de emprego e renda no país, especialmente em um momento de forte contração econômica", diz o texto.

O ofício é assinado por entidades como o Siaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de SP), a Abra (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), a Abraci-RJ (Associação Brasileira de Cineastas), a Apaci (Associação Paulista de Cineastas) e a Bravi (Brasil Audiovisual Independente).

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.