Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cartas de crianças não foram entregues a Suzy, diz administrador de presídios

Acusado de estimular cartinha "para quem estupra e mata criança", coronel Nivaldo Restivo, da Administração Penitenciária, diz que mensagens não chegaram à detenta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O coronel Nivaldo Restivo, da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), nega que a pasta tenha estimulado o envio de “cartinha para quem estupra e mata criança”, como acusou a deputada Janaína Paschoal (PSL-SP) nas redes sociais. Ela se referia ao fato de o órgão ter divulgado o endereço para correspondência com a detenta transexual Suzy Oliveira, que apareceu em uma reportagem do Fantástico, da TV Globo.

Suzy Oliveira, detenta trans que foi entrevistada por Drauzio Varella
Suzy Oliveira, detenta trans que foi entrevistada por Drauzio Varella - Reprodução

É A LEI

Ele afirma que, pela lei de execução penal, todo preso tem direito a se comunicar com o mundo externo. E lembra que todas as mensagens são analisadas por funcionários da secretaria —cartas enviadas por crianças, por exemplo, são barradas.

FALATÓRIO

“Ela [Suzy] está cumprindo pena em regime fechado até 2040. Supondo que todos os controles falhem, só teria possibilidade de contato [com alguém que escreve] daqui a 20 anos”, afirma Restivo. “As pessoas que estão falando isso estão mal informadas. Ou mal intencionadas”, finaliza ele.

SOLIDÃO

Suzy, condenada por matar uma criança, ganhou notoriedade ao ser abraçada pelo médico Drauzio Varella numa reportagem do Fantástico. Ele reagiu ao fato de ela há oito anos não receber correspondências nem visitas.


LEIA TODOS OS TEMAS ABORDADOS PELA COLUNA NA EDIÇÃO IMPRESSA DESTA TERÇA (10)

Governo perde guerra nas redes e Congresso decide deixá-lo falando sozinho 

Lula não fala de candidatura com Haddad e PT de SP perde esperança 

Skaf avisa MDB que está com um pé fora do partido 


RENOVAÇÃO

O ex-presidente Michel Temer e os deputados Celso Russomanno e Emidio de Souza foram à festa de posse da nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de SP (Apesp), realizada na sexta (6), na sede do órgão, na capital paulista. A Procuradora Geral do Estado, Lia Porto Corona, o presidente da TV Record, Luiz Cláudio Costa, e o presidente da Apesp, Fabrizio de Lima Pieroni, estiveram lá.

PARA RIR

O músico Paulo Miklos, a atriz Maisa Silva e o humorista Rafael Cortez estiveram presentes na estreia do espetáculo de stand-up “Alto — Biografia Não Autorizada”, do comediante Oscar Filho. O evento foi realizado no sábado (7), no Teatro Itália, em São Paulo.


CURTO-CIRCUITO

O diretor do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, recebe na terça (10) a medalha “Armando de Salles Oliveira”, na USP.

O Instituto Tomie Ohtake realiza a mesa de debate “Carreira de Artista”. Na terça (10), a partir das 19h30.

Fiesp e Ciesp divulgam na terça (10) pesquisa com perspectivas econômicas de empresários.

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.