Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Defensoria de SP pede habeas corpus para presos por pensão ou de grupos de risco

Ação será julgada pelo Tribunal de Justiça de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública do Estado de SP entrou no TJ-SP com um pedido de habeas corpus preventivo voltado a presos com 60 anos ou mais, grupo de risco da Covid-19, e para pessoas detidas por não pagarem pensão alimentícia.

O objetivo do órgão é evitar a proliferação do vírus entre a população carcerária do estado de SP, ajudando a diminuir a superlotação do sistema.

A primeira ação propõe conceder prisão domiciliar ou regime aberto a pessoas presas preventivamente ou que estejam sendo acusadas de crimes sem grave ameaça ou violência; ​idosos e deficientes, portadores de doenças crônicas, gestantes, lactantes ou mães com filhos de até 12 anos.

O pedido também contempla presos em regime mais gravoso do que o admitido por lei, pessoas em cumprimento de medida de segurança na modalidade internação, e pede as pessoas presas em semiaberto tenham antecipado seus direitos à progressão de regime ou a saída temporária, com monitoramento eletrônico.

A segunda ação da defensoria pede a suspensão de decisões que determinaram a prisão civil por não pagamento de pensão alimentícia, ou as opções de soltura e prisão domiciliar para quem está preso por esse motivo.

O objetivo da Defensoria Pública com esses pedidos é, por um um lado, obter a soltura de pessoas em grupos de risco e, por outro, diminuir a superlotação do sistema, permitindo uma maior eficácia no controle da pandemia.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.