Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Médicos da USP de Ribeirão Preto pedem manutenção de isolamento para evitar alta de Covid-19

Hospital das Clínicas da cidade atende a toda a região nordeste do estado de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um grupo de dirigentes e médicos vinculados à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, e do Hospital das Clínicas da mesma instituição assinam um estudo em que defendem, de forma enfática, a manutenção do isolamento social como forma de evitar o pico prematuro de incidência da Covid-19 na região.

ESPELHO 

No documento, eles reforçam que, apesar do número relativamente pequeno de casos na cidade (217, com cinco mortes), e também na região, há estudos que mostram que ela tem um atraso de três semanas em relação à capital para um aumento do número de casos —o que fatalmente ocorrerá.

COMPROMISSO 

Uma “tentativa de flexibilização precoce e não articulada do isolamento social”, dizem, poderia levar “a população a acreditar que o pior momento da crise já tenha sido superado”, comprometendo o “enorme esforço” para preparar o sistema de saúde para salvar vidas.

ESPAÇO 

O hospital, que atende a toda a região nordeste do estado de SP, tem hoje 20 leitos de UTI reservados para pacientes de Covid-19 e outros 50 novos sendo instalados. E só 8 pacientes internados.

DISTÂNCIA 

O quadro é creditado às medidas precoces de distanciamento social amplo. Mesmo assim, o alerta é geral.

CAUTELA 

“O que a capital vivenciou [com mais de 70% dos leitos de UTI rapidamente ocupados por pacientes infectados pelo novo coronavírus] nos deixa muito cautelosos. A curva de crescimento é exponencial. Perder o ‘timing’ desse controle é fácil”, diz Antonio Pazin Filho, diretor do departamento de atenção à saúde do HC.

CAUTELA 2  

“Estamos preparados, mas preocupados porque somos a retaguarda de toda a região”, diz Pazin. O HC é o maior hospital público do país fora das capitais.

PLANO  

Na quarta (22), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou um plano de flexibilização do isolamento que levará em conta situações regionais da pandemia. Ele não deu maiores detalhes de sua implementação.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.