Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Quem deseja ditadura sonha com passado que nunca houve, diz Barroso sobre protestos

Ministro não quis comentar participação de Bolsonaro em manifestações, mas criticou pedido de intervenção militar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal) criticou os protestos deste domingo (19) que pediram uma intervenção militar no Brasil e o fechamento dos poderes.

“Só pode desejar intervenção militar quem perdeu a fé no futuro e sonha com um passado que nunca houve. Ditaduras vêm com violência contra os adversários, censura e intolerância. Pessoas de bem e que amam o Brasil não desejam isso", afirmou o magistrado, que foi eleito nesta semana presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Barroso não quis fazer comentários sobre a participação de Jair Bolsonaro em uma das manifestações, nem sobre suas falas.

O presidente chegou a subir na caçamba de uma caminhonete, em frente ao quartel-general do Exército em Brasília, e discursou para manifestantes de uma carreata que criticava o Congresso e pedia intervenção militar e a volta do AI-5 no Brasil.

"Nós não queremos negociar nada. Nós queremos ação pelo Brasil", declarou o presidente, que participou, pelo segundo dia consecutivo, de manifestação em Brasília, causando aglomerações. "Chega da velha política. Agora é Brasil acima de tudo e Deus acima de todos", declarou.​

"Todos têm que ser patriotas, acreditar e fazer sua parte para colocar o Brasil no lugar de destaque que ele merece. Acabou a época da patifaria. É agora o povo no poder. Mais que direito, vocês têm a obrigação de lutar pelo país de vocês", seguiu Bolsonaro.

Em determinado momento do discurso, ele tossiu várias vezes e levou a mão à boca.

Há manifestações em curso em diferentes pontos do país neste domingo, como Salvador, São Paulo e Manaus.

Os manifestantes pedem a volta ao trabalho e a abertura do comércio. Há discursos em defesa do isolamento vertical, quando só os grupos de risco ficam em isolamento.

O número de mortes pelo novo coronavírus chegou a 2.347 no Brasil nestes sábado (18). Em 24 horas, foram registrados 206 óbitos pela doença. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde. Ao todo, são 36.599 casos confirmados da Covid-19.

De acordo com o balanço, o índice de letalidade do novo vírus, em relação ao total de casos, está em 6,4%. No dia anterior eram 33.682 casos e 2.141 mortes.​

Mas Bolsonaro vem negando a gravidade da pandemia e deixa seu posicionamento explícito ao promover passeios e aglomerações em Brasília, ao contrário do que recomenda a OMS.
O presidente tem incentivado vários protestos. No sábado (18), ele também deixou o Alvorada para se encontrar com apoiadores.

​No alto da rampa do Palácio do Planalto, esperou a chegada de uma carreata formada por ativistas católicos contrários ao aborto. Em seguida, o mandatário desceu a rampa e se reuniu com os simpatizantes.

Na semana passada, ele demitiu o seu então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que tinha posicionamento contrário, e técnico, sobre a pandemia.

Além da gestão Bolsonaro, outros governos que ignoram a seriedade da doença são Turcomenistão, Nicarágua e Belarus.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.