Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Alunos de 20 escolas privadas de SP pedem adiamento do Enem

Há adesões no Rio e em Minas e também de instituições públicas; alegação é que pandemia agravou diferenças de acesso ao ensino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alunos das principais escolas privadas de São Paulo organizaram um manifesto pedindo o adiamento do Enem. Uma das razões elencadas é que, durante a pandemia da Covid-19, as desigualdades entre os colégios públicos e particulares se agravaram, graças às diferenças de acesso à internet e, portanto, ao ensino à distância.

ENDEREÇO 

O documento, que teve a adesão de escolas do Rio, de Minas e de Pernambuco, públicas e privadas, será enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), à Câmara dos Deputados e ao Senado, e também para autoridades federais e estaduais de ensino.

REALIDADE  

“Mesmo em escolas privadas capazes de investir em infraestrutura para essa nova forma de ensino remoto, os alunos e professores não têm preparo para esse modelo e se deparam com inúmeros desafios”, diz o texto. “Quanto às escolas públicas, vemos uma realidade de alunos e professores desatendidos, sem suporte para dar continuidade ao ensino nesse novo formato.”

REALIDADE 2  

“Muitos jovens carecem de acesso à internet, livros didáticos ou ambientes apropriados para o estudo em suas residências”, segue o texto dos estudantes. “Nessa discrepância de acesso aos mecanismos necessários para o ensino digital, as desigualdades entre escolas públicas e privadas se agravam.”

ASSINO EMBAIXO 

O documento é assinado por estudantes de colégios como Bandeirantes, Dante Alighieri, Equipe, Lourenço Castanho, Mackenzie, Móbile, Pentágono, Porto Seguro, Santa Dorotheia, Santa Cruz e Vera Cruz. E tem apoio de entidades ligadas à área, como o Mapa Educação.

LINK

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.