Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

CNS pede que governo suspenda protocolo de uso de cloroquina para casos leves de Covid-19

Órgão ainda pede que o Ministério da Saúde 'desempenhe seu papel na defesa da ciência'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) emitiu pedindo que o Ministério da Saúde suspenda a decisão de ampliar a possibilidade de uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em pacientes com sintomas leves de Covid-19.

Publicado nesta sexta (22), o documento ainda pede que a pasta "não libere uso de qualquer medicamento como preventivo ou para tratamento da Covid-19 pela ausência de confirmações de uso seguro aos usuários".

A entidade ainda pede que o ministério, "assessorando o governo federal, desempenhe seu papel na defesa da ciência e a redução da dependência de equipamentos e insumos, construindo uma ampla e robusta produção nacional".

O CNS é uma instância deliberativa e permamente do SUS (Sistema Único de Saúde). No fim de abril, o órgão emitiu carta aberta na qual chamou de "irresponsáveis, criminosas e genocidas" as atitudes do presidente Jair Bolsonaro perante à pandemia de Covid-19 e chama de "desastrosa" a política do ministro da Economia, Paulo Guedes, para mitigar os efeitos econômicos da crise gerada pelo novo coronavírus.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.