Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Quarentena de Doria deve ser mantida na Grande São Paulo

Nos 39 municípios da região metropolitana, 85% dos leitos já estão ocupados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A quarentena determinada por João Doria em São Paulo não deve ser relaxada de forma significativa a partir do dia 11 na região metropolitana de São Paulo, data marcada pelo governador para anunciar planos de flexibilização para o estado.

LIMITE 

Os dados da Grande São Paulo, que reúne 39 municípios, mostram que o risco de relaxamento pode ser enorme: 85% dos leitos de UTI da região já estão ocupados com pacientes de Covid-19. E a curva de casos cresce.

RESERVA 

“Em qualquer hospital, quando esse percentual passa de 80% já é motivo de grande preocupação. É preciso sempre ter uma reserva”, diz o ginecologista Geraldo Reple, secretário de Saúde de São Bernardo do Campo e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do estado (Cosems/SP).

É O JEITO 

Doria fez reunião virtual com os prefeitos da região na quarta (29). E eles já estariam conformados com a ideia de a quarentena talvez ter que seguir. “Eles estão sensíveis pois estão vivendo na pele a situação”, diz Reple, que participou do debate.

É O JEITO 2 

Ele afirma que mesmo no interior, onde o número de casos é menor, a situação preocupa. “A maioria dos secretários de saúde é favorável à manutenção do isolamento social”, afirma Reple.

PARCERIA 

Em São Bernardo do Campo, as UTIs de hospitais públicos lotaram, e a prefeitura requisitou leitos de instituições privadas. De 160 internados em estado grave, 40 estão em UTIs públicas e 11, em privadas.

TEMPO 

Reple afirma que reformou um hospital só para Covid-19 e que 80 novos leitos de enfermaria e 20 de UTI serão entregues ainda nesta semana. Um hospital de campanha com 250 leitos ficará pronto em meados do mês.

TEMPO 2 

“Ainda precisamos de tempo para estruturar o sistema. E o isolamento é fundamental para isso”, diz o secretário de saúde.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.