Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

São Paulo já pode passar de 1 milhão de infectados, mostra inquérito da prefeitura

Testes que estão sendo feitos na população por sorteio mostram que cidade pode ter dez vezes mais caso do que os já registrados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os resultados preliminares do inquérito sorológico que a Prefeitura de São Paulo está fazendo para descobrir quantas pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus na cidade mostra que o percentual pode chegar a 9,5%.

MULTIDÃO 

Pelos resultados, cerca de 1,2 milhão de pessoas podem já ter sido infectadas —ou mais do que o total de Espanha e França juntas.

PEDAÇO 

Os dados oficiais disponíveis até agora registravam apenas 10% desse total —ou cerca de 120 mil casos de Covid-19 confirmados na capital.

PEDAÇO 2 

Isso acontece porque poucas pessoas fazem o teste para coronavírus —a maioria se submete a exame apenas depois de ter sintomas.

PEDAÇO 3 

E foi justamente para descobrir a subnotificação na cidade e tentar se aproximar do número real de infectados que a prefeitura decidiu fazer o inquérito sorológico.

PEDAÇO 4 

Ele prevê a realização de exames em 45 mil pessoas sorteadas em todos os distritos por idade, renda e outros critérios, formando amostra representativa de SP.

COMEÇO 

Até agora, cerca de 5 mil exames foram realizados.

NA ILHA 

Já um inquérito sorológico em 900 dos 3.000 moradores da ilha de Fernando de Noronha mostrou que cerca de 4,7% deles já foram infectados pela Covid-19.

O DOBRO 

Foram 140 infectados, ou o dobro de casos oficiais até então registrados: 71. Ou seja, mais da metade não manifestou qualquer sintoma.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.