Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dom Odilo cita dificuldades, corta salários e pede que padres façam coleta de dinheiro em igrejas reabertas

Arcebispo de São Paulo diz que acompanha dificuldades das paróquias e mantém corte de vencimentos de sacerdotes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O arcebispo dom Odilo Scherer enviou uma carta aos bispos e padres de São Paulo para que eles voltem a coletar dinheiro dos fiéis nas igrejas para repassar ao papa, à CNBB e à própria arquidiocese. Ao mesmo tempo, comunica que todos os religiosos seguirão com seus vencimentos reduzidos em 40%.

O arcebispo dom Odilo Scherer durante celebração de missa de Domingo de Ramos, na capela de sua casa episcopal, em São Paulo - Eduardo Anizelli - 5.abr.2020/ Folhapress

DATA

Como as igrejas estavam fechadas, coletas tradicionais não foram realizadas. Segundo dom Odilo, a CNBB orienta agora que “mesmo aquelas que estavam previstas para o primeiro semestre devem ser encaminhadas.

DATA 2

Entre as coletas atrasadas estão o Óbolo de São Pedro, que é a ajuda que os fiéis oferecem ao Santo Padre, e as campanhas da Fraternidade e para a Evangelização, que arrecadam recursos para a arquidiocese e a CNBB.

COMO TODOS

Na carta aos padres, o arcebispo diz estar ciente “das dificuldades” por que passam as paróquias, “que são as mesmas, e até piores, dos nossos irmãos leigos, das famílias e do povo em geral”. A arquidiocese “também enfrenta dificuldades”.

CORTE

Ele comunica que, por isso, “todos os sacerdotes” seguirão até outubro com corte de 40% na côngruas, a pensão paga aos párocos. Um padre ganha hoje dois salários mínimos.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.