Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeitura de SP registra 19 pedidos de internação em UTI, contra 90 no auge da epidemia

Número foi registrado na terça (1º), seguindo tendência de queda de casos e óbitos na capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Prefeitura de São Paulo registrou 19 pedidos de internação em UTIs de hospitais públicos da capital por causa do novo coronavírus na terça-feira (1º). A marca, apesar de ainda alta, foi comemorada na área da saúde: no auge da epidemia na cidade, as solicitações de vagas chegavam a 90 por dia.

DEVAGAR

Um menor número de internações de pacientes em estado grave acaba se refletindo, mais à frente, em uma redução no número de óbitos —que já vem sendo verificada na cidade.

DEVAGAR 2

Apesar da queda no registro de mortes por Covid-19 ser lenta na capital, ela vem ocorrendo de forma consistente. Se, entre maio e junho, os óbitos passavam de cem por dia, eles agora têm ficado abaixo dos 60, chegando em alguns dias à metade disso.

SUSPENSE 

Há ainda, porém, o temor de que a queda estacione e até mesmo que haja um repique diante do evidente relaxamento de alguns setores —verificado, por exemplo, nas fotos de praias lotadas nos finais de semana no litoral paulista. O feriado de 7 de setembro gera tensão.

QUEIXO 

Nas regiões de comércio popular como o Brás, por exemplo, é comum ver aglomerações e pessoas, em especial vendedores ambulantes, usando máscaras no pescoço enquanto vendem suas mercadorias no meio da rua.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.